Facebook
11/10/2017 - 10h52m

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Curso de taxidermia resulta na produção de peças para laboratório de zoologia do IFTO de Araguatins

Entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou seu primeiro curso de taxidermia (processo de encher de palha animal morto a fim de conservar suas características), que teve como tema: "Taxidermia: técnicas de montagem e conservação de animais silvestres".​

O curso foi idealizado e executado pela coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tendo como objetivos capacitar os participantes no que se refere ao conhecimento das técnicas de taxidermia, e produzir peças que servirão para enriquecer o acervo do laboratório de zoologia que está sendo implantado na unidade de ensino.

Participaram do curso professores do Campus Araguatins e da rede estadual de ensino, além de estudantes e polícia militar ambiental.

Vale destacar que a realização do curso foi possível graças ao apoio da Fundação Natureza do Tocantins (NATURATINS), que por meio de ofício liberou recebimento e a manutenção dos animais silvestres no campus, e da Polícia Militar do Tocantins, que autorizou a participação da sargento, Carolina Duks, responsável por ministrar o curso, além de ceder os animais que foram utilizados nas atividades práticas.

Para Caroline Duks, um ponto que merecedor de destaque foi o envolvimento dos participantes, que foram bastantes receptivos, mostrando comprometidos com que estava sendo ensinado. Além disso, revelaram habilidades para execução das técnicas de taxdermia, o que segundo Caroline, possibilitará que eles sejam multiplicadores do trabalho realizado durante o curso.

“O curso foi de grande importância e satisfação para nossos participantes. Agradecemos a todos os órgãos que apoiaram e em especial a sargento Caroline, que demonstrou muita competência e eficiência nas práticas ensinadas. Os participantes foram muito dedicados, produzindo excelentes peças, que auxiliarão as aulas de zoologia, anatomia animal, vertebrados, ecologia e educação ambiental”, declarou com empolgação a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Araguatins, Janaina Costa.

A participante do curso, Marinara Cabral, endossa a fala da professora Janaína, para ela o curso de taxidermia foi relevante para seu crescimento profissional, e superou todas as suas expectativas. Ela afirma que com as atividades práticas foi possível conhecer, ainda mais, a anatomia dos animais, alguns deles que inclusive correm risco de extinção. Marinara pretende repassar o conhecimento do curso de taxidermia para os outros colegas de curso de Ciências Biológicas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS