Facebook
27/08/2018 - 21h38m

EM PALMAS

Curso de Perícia Pós-explosão é aplicado pela PMTO para forças de segurança pública

Redação

Através da parceria entre a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) da Polícia Militar e a Perícia Criminal da Polícia Civil, o Esquadrão de Bombas da PM realizou nos dias 23 e 24 de agosto, em Palmas, o 1º Curso de Perícia Pós-explosão aos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins.

O evento contou com uma equipe de instrutores formados por técnicos explosivistas nos Estados de GO, MT e DF, sendo o tenente Elianeo, sargento Luilton e soldado Eliton, respectivamente. O curso visa capacitar os profissionais da perícia a conhecerem os principais explosivos encontrados em local de crime no Tocantins, bem como fazer a reconstituição de um cenário pós-explosão.

A turma formada por 15 peritos realizou vários exercícios, conheceu sobre bombas, explosivos, o fenômeno da explosão e seus efeitos. Acompanharam a detonação de várias cargas explosivas e no final fizeram a reconstituição simulada de três cenários pós-explosão. Dois com bombas improvisadas de iniciação elétrica, num possível atentado terrorista, e outro cometido por ações criminosas contra caixa eletrônico.

O curso transcorreu dentro da normalidade nos espaços do Sindicato dos Peritos Oficias, no Quartel do Comando Geral da PMTO e no estande de tiro do Exército Brasileiro. Esta parceria entre os organismos de segurança pública só fortalece as instituições, salvando vidas e defendo a sociedade contra a criminalidade.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS