Facebook
16/05/2019 - 18h38m

PALMAS 30 ANOS

Conheça alguns trabalhadores pioneiros que ainda transformam a Capital mais jovem do País em uma cidade ordenada e mais bonita a cada dia

Secom Palmas

Palmas completa 30 anos de fundação. Três décadas de transformação do Cerrado em uma bela Capital que atraiu desenvolvimento, para o antigo Norte de Goiás, e se transformou numa referência para a região Central do País ao longo das últimas três décadas, graças especialmente ao esforço de muitos trabalhadores que por aqui passaram. Muitos desses pioneiros ainda constroem a Capital nos dias de hoje.

Wuilton da Silva ajudou a executar muitas das obras de melhoria de vias e pavimento da cidade, por isso diz que a conhece tão bem

Conheço praticamente todas as ruas da cidade. Em cada canto tem um conhecido que eu tenho por essas andanças do trabalho. Resolvendo um problema aqui e ali. Comecei 25 anos atrás. Antigamente a gente trabalhava só com uns caminhõezinhos para atender toda a cidade. Hoje melhorou muito, trabalho com uma equipe boa, que se dá bem. São mais de 100 pessoas em diferentes frentes. Muitos experientes também com mais de 10 anos de casa”, conta Wuilton da Silva Serpa, servidor concursado da Prefeitura de Palmas.  Ele conta que ajudou a executar muitas das obras de melhoria de vias e pavimento da cidade, por isso diz que a conhece tão bem. Já ficou encarregado de várias funções. Atualmente ele dirige o setor de Manutenção de Infraestruturas Viárias.

Serpa, mais conhecido como 'Baiano', lembra que colaborou em muitas obras, desde abertura das primeiras galerias pluviais, pavimentação e recuperação asfáltica na Região Sul. Mas foram os recentes retornos que ele cita como exemplo do que mais lhe rendeu satisfação em atender. “Todo mundo gostou, foi algo que muita gente queria e deu retorno positivo. Facilitou a vida de quem às vezes está perto de um hospital e precisa chegar ali com mais urgência. Fizemos oito e vamos fazer mais em breve”.

Execução de obras pela administração direta é apenas uma das missões da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (Seisp), onde Baiano é lotado. A pasta também é responsável pela manutenção da iluminação pública, paisagismo e limpeza de toda a Capital.

Paisagismo

Joaquim José Moreira Neto é outro pioneiro que também trabalha na Seisp. Atualmente gerencia a execução de paisagismo em toda a cidade. A área não é novidade para ele que trabalha há 26 anos com paisagismo na Prefeitura. “É um trabalho que tem suas dificuldades. Compensa porque o resultado dá uma cara diferente para a cidade e isso dá satisfação”.  Foi Neto quem coordenou a execução da decoração alusiva ao aniversário de 30 anos de Palmas em três rotatórias da cidade.

O vendedor ambulante Manoel Santos, que circula muito pela cidade, reconhece a beleza desse trabalho em rotatórias e canteiros da cidade

O vendedor ambulante Manoel Santos, que circula muito pela cidade, reconhece a beleza desse trabalho em rotatórias e canteiros da cidade. “Deixa a cidade mais bonita e organizada”, diz.

Depois de tantos anos executando layouts diferentes para espaços verdes, Neto diz que seu preferido também é um projeto que requer atenção e manutenção periódicas: o Relógio das Flores. “Passou muito na novela e eu falei para minha mãe ver na TV. Dá trabalho manter ele, sim, mas virou cartão postal. Por isso dá mais orgulho”, conta Neto.

Esforço de muitos

O Adilson Pereira Faustino está há 14 anos na Prefeitura

O Adilson Pereira Faustino está há 14 anos na Prefeitura. Também servidor de carreira, hoje Faustino gerencia a equipe de manutenção da iluminação da cidade. Ele fala que segurança e bom relacionamento com colegas são prioridade para sua equipe. “Tinha trabalhado auxiliando em obras no setor privado. Quando passei no concurso nem imaginava que iria trabalhar nessa área. O tempo ajudou no aprendizado. Trabalho com uma equipe boa, o que facilita”.

É a equipe dele a responsável pela decoração luminosa do Natal. “É sempre desafiante a cada ano, mas o resultado é sempre tão bom quando você vê as pessoas tirando fotos. Foi realmente uma decoração pensada para a família de Palmas”, frisa.

Inspirado a aprender mais também pensando no trabalho, ele decidiu cursar Engenharia Elétrica, área em que pretende especializar o que aprendeu no trabalho. “É bom quando algum morador agradece, sentimos nosso trabalho reconhecido. Tenho orgulho de estar contribuindo porque uma cidade bem iluminada dá uma sensação a mais de segurança para todo mundo”.

A prefeita Cinthia Ribeiro reconhece que Palmas amadureceu por esforço de muitos homens e mulheres trabalhadores. “Baiano, Neto e Adilson, como são conhecidos na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos são só três exemplos dentre tantos servidores nossos que se doam dia a dia por uma Palmas melhor, mais humana e mais digna de receber pessoas de todos os cantos do Brasil. Assim como nossa Capital que tanto cresceu, eles também merecem parabéns por todo o esforço empregado por ela”, ressalta prefeita Cinthia Ribeiro.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS