Facebook
03/10/2019 - 18h00m

DISPONIBILIZADA PELO MPTO

Confira a relação de candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar e lista com locais de votação em todo o Bico

Redação

A lista completa com a relação dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar nos municípios foi disponibilizada e pode ser conferida também no site do Ministério Público do Tocantins (MPTO). As eleições Unificadas de Conselheiros Tutelares acontecem no próximo domingo, 06, das 8h às 17h.

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros para mandato de três anos, permitida uma recondução.

Para concorrer ao cargo, os candidatos passaram por rigoroso processo de seleção, o qual envolveu prova escrita e comprovação de experiências em trabalhos com crianças e adolescentes, além de boa conduta moral, comprovada por meio de ficha criminal sem registros.

O Coordenador do Centro de Atendimento às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, esclarece que o voto é facultativo, porém é fundamental comparecer às urnas e eleger os melhores candidatos. “É importante observar o perfil do candidato, pois este deve zelar e defender os direitos da criança e do adolescente. Não devemos votar em alguém simplesmente porque ela precisa de um trabalho. O conselho tutelar é muito mais que isso”, disse Fiori.

Também pode ser conferida, na página do MPTO, a relação de locais onde acontecerá a votação, pois não será o mesmo das eleições gerais devido ao fluxo menor de eleitores, já que a expectativa de comparecimento é de 20% do eleitorado do Estado. Sidney Fiori Júnior explica que as seções e as zonas foram aglutinadas e concentram-se praticamente em escolas municipais.

A relação de candidatos e de locais de votação podem ser acessadas por meio do link: https://mpto.mp.br/portal/2019/10/02/eleicoes-para-conselheiros-tutelares-2019, ou nos arquivos no final da matéria.

No Tocantins, todos os 139 municípios terão suas votações realizadas por meio de urnas eletrônicas. Pode participar todo o eleitorado, desde que esteja em situação regular junto à Justiça Eleitoral. Para votar, basta o eleitor apresentar um documento oficial com foto, mesmo que não esteja portando o título eleitoral.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS