Facebook
12/03/2022 - 16h32m

ENERGISA E SEBRAE

Comunidades quilombolas do Jalapão recebem reforço para fomento do empreendedorismo

Assessoria de Imprensa/Sebrae Tocantins

Energisa e Sebrae fazem acompanhamento presencial e entregam computadores e sacolas personalizadas para apoiar empresas locais

Desde o ano passado, o projeto Energia para Crescer vem beneficiando as comunidades quilombolas Mumbuca e Rio Novo, em Mateiros, e o Povoado do Prata, em São Félix do Tocantins, com estímulos ao empreendedorismo local. Em fevereiro, equipes da Energisa e do Sebrae estiveram presencialmente nas comunidades para monitoramento das ações em andamento e entregas do projeto.

Por lá, as comunidades receberam três computadores, seis mil sacolas e mil tags personalizadas, para apoiar a comercialização de produtos das empresas integrantes do projeto. Ao todo, 34 empreendimentos serão atendidos pelo Energia para Crescer. “O projeto é baseado em quatro eixos, que são o desenvolvimento territorial, a sustentabilidade, a educação empreendedora e o turismo sustentável. A Energisa se faz presente por acreditar que juntos podemos proporcionar mais possibilidades de desenvolvimento para essa região tão importante para nosso estado”, afirma o diretor de relações institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Ferreira.

O superintendente Moisés Gomes ressalta que apoiar as comunidades do Jalapão em seus negócios é um compromisso do Sebrae Tocantins e que "todos ganham com essa rede de apoio: o turismo é potencializado, a economia local cresce e os empreendedores se desenvolvem", afirma.

Até o momento, já foram realizadas as seguintes ações: Diagnóstico das comunidades, com a devida identificação das potencialidades e oportunidades; e a Festa da Colheita do Capim Dourado, um evento com foco no resgate da cultura e valorização do comércio, artesanato e gastronomia no Povoado Mumbuca.

Agora voltamos para acompanhar, entre outras atividades, a implantação de um sistema de produção agrícola com foco na piscicultura, que está sendo preparado para as três comunidades beneficiadas pelo projeto. O sistema é composto por pequenos tanques circulares e por canteiros para produção de hortaliças, frutas e legumes, que utilizam água de forma sustentável. Então, além de abastecer os tanques, serve de fonte de nutrientes ao irrigar as plantas devido a presença de dejetos e sobras de ração dos peixes”, explica o gerente de Gestão e Projetos da Energisa, Leandro Fernandes.

Ainda sobre o sistema de piscicultura, o coordenador estadual de Turismo do Sebrae, Alex Veras Dias, esclarece que vai além da produção de peixe. “Esse é um dos marcos históricos para nós: a entrega desse sistema altamente sustentável que vai proporcionar às comunidades a possibilidade de produzir hortaliças e verduras, além do peixe, para que eles possam ter acesso a alimentos mais saudáveis tanto para eles próprios quanto para os turistas que ali passarem”, complementa.

Energia para Crescer

Iniciado em 2021, o Projeto Energia para Crescer é realizado pela Energisa e Sebrae na região do Jalapão com o objetivo de apoiar a qualidade de vida das comunidades quilombolas por meio do estímulo ao empreendedorismo. Para isso, são realizadas ações de qualificação dos produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, e assim fomentar o acesso a serviços financeiros e atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.

Para a presidente da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca, Railane Ribeiro, esse projeto vai transformar a vida de cada comunidade. “A cada passo realizado, ficamos ansiosos pela próxima ação porque sabemos que, ao final, vai mudar a visão de cada empreendimento local”, enfatiza Railane.

Até o final do projeto, a previsão é que sejam realizadas mais entregas, como, por exemplo, o Programa Força Mulher, curso de Elaboração de Projetos e apoio às festas culturais, como a Festa da Colheita do Capim Dourado e a Festa da Rapadura.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS