Facebook
16/05/2018 - 10h54m

FEAPA

Começa nesta quinta a 11ª Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins

Redação

O foco central da Feapa é promover o desenvolvimento sustentável regional, por meio do fortalecimento da agricultura familiar

Com a expectativa de atrair um público de 25 mil pessoas, tem inicio na quinta-feira, 17, a 11ª Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins (Feapa). O evento é uma realização do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep), da Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Sebrae e outros parceiros.

O foco central da Feapa é promover o desenvolvimento sustentável regional, por meio do fortalecimento da agricultura familiar, divulgando e incentivando alternativas geradoras de trabalho e renda, por meio da realização de cursos, oficinas, implantação de unidades produtivas, como também a qualificação dos comerciantes.

De acordo com Felizmino Coelho, extensionista rural do Ruraltins, a Feapa já se tornou uma grande oportunidade para disseminar novas tecnologias voltadas para a agricultura familiar, como também para fechar bons negócios. “Desde a sua primeira edição, o Ruraltins é parceiro na realização da Feapa, realizando cursos, oficinas, instalando unidades demonstrativas e ajudando na estrutura do evento. Neste ano, todos que participarem da feira, vão conhecer alternativas de produção, tecnologias desenvolvidas especialmente para os pequenos agricultores. Na Vitrine da Agricultura Familiar, os agricultores terão a oportunidade de melhorar seus conhecimentos e vivenciar, na prática, alternativas em plantio irrigado, diversificação da propriedade rural, produção agroecológica e orgânica, dentre outras práticas agrícolas”, frisou.

Capacitações

Além da área campo, entre os dias 14 e 16 de maio, o Ruraltins oferece aos agricultores cursos de qualificação sobre biojóias, ministrado pela extensionista Francisca Helena, do Ruraltins de Caseara, e boas praticas de fabricação envolvendo o processamento da banana,  com as técnicas Erlane da Rocha Fernandes e Keisy Munik Alves Costa, da sede central de Palmas. Os produtos confeccionados pelos participantes serão expostos durante os quatro dias da feira.

Para a prefeita de Palmeiras Nalva Braga, a programação envolve muitos atrativos. Uma série de atividades serão desenvolvidas, mas a novidade maior está na Vitrine da Agricultura Familiar, com diversas tecnologias instaladas pelo Ruraltins, a exemplo das unidades demonstrativas com produção de alimentos. Além disso, também apresentaremos a tradicional cavalgada, seguida da exposição de produtos da agricultura familiar, barracas com comidas típicas, artesanatos, palestras técnicas, oficinas, leilão de animais, rodadas de negócios, torneio leiteiro, pesque e pague, feira de touros zebu, olimpíadas rurais, apresentações artísticas culturais e shows, comentou a prefeita, acrescentando que outros atrativos fazem parte da programação, como a escolha do garoto e garota Feapa 2018 e concurso do Agricultor Nota 10,

Troca solidária

Dentro da ampla programação e para motivar ainda mais a participação dos agricultores na Feapa, haverá o Supermercado do Agricultor. “A ideia do supermercado, além de motivar os agricultores, é também instalar um pequeno espaço, ou seja, um minimercado na feira, onde, ao final do evento, especificamente no domingo, o agricultor possa trocar seus produtos, não vendidos, como frutas, verduras, grãos, dentre outros, por produtos não perecíveis, a exemplo de óleo, açúcar, café, macarrão, arroz e feijão, disponíveis no supermercado”, afirmou Nalva Braga.

Feapa

A 11ª Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins (Feapa) ocorrerá de 17 a 20 de maio, no Parque de Exposição da Agricultura Familiar Bentinho da Silva Bezerra, localizado na rodovia TO-415, km 28, com abertura oficial nesta quinta-feira, 17, a partir das 19 horas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS