Facebook
24/05/2019 - 15h13m

SEGURANÇA

Comando do 9º BPM reúne com órgãos públicos para tratar sobre a logística durante a temporada de praia 2019 no "Bico do Papagaio"

Na manhã dessa quinta-feira, 23, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), tenente coronel Weslley Dias Costa, juntamente com o subcomandante, major Sandro de Lima Silva e o chefe da seção de Planejamento da Unidade, capitão Dourivan Santos Pereira, reuniu com cerca de 24 pessoas, entre eles, representantes de órgãos públicos no auditório do quartel para tratar sobre a logística de segurança pública durante o período veraneio que ocorre nas praias dos rios Tocantins e Araguaia na região do Bico do Papagaio.

A reunião que acontece todos os anos com o Comando da PM, contou com representantes da Marinha do Brasil, em Imperatriz (MA); Corpo de Bombeiros; Batalhão Ambiental; Naturatins; secretários municipais de Meio Ambiente e Turismo da região, dentre outros.

Dentre as demandas, foi tratada a questão da organização dos barraqueiros; a situação dos profissionais de embarcação que devam estar com a habilitação em dias e com os equipamentos de segurança; a limpeza dos locais e a segurança pública realizada por meio dos órgãos competentes que engloba o isolamento das áreas de banho; a fiscalização junto às embarcações; o trânsito que dá acesso as beira rios em cada localidade; e os crimes ambientais.

Durante o encontro, a coordenação do Naturatins destacou que vai intensificar a fiscalização em relação à construção de ilhotas utilizadas para acampamentos. O órgão acrescentou ainda, que está sendo elaborada uma portaria para responsabilizar a pessoa física pela construção das referidas ilhotas, bem como também fiscalizará os demais acampamentos em torno dos rios, e o madeiramento usado na construção que deverá ser de madeira cerrada.

A Polícia Ambiental fiscalizará os crimes ambientais; o Corpo de Bombeiros, a instalação dos palcos, tendas e barracas, sendo que estas deverão ter distâncias adequadas entre cada uma; e que as praias só serão liberadas se estiverem de acordo com as normas pertinentes. O Corpo de Bombeiro também salientou que atuará em conjunto com os demais órgãos para manter a segurança nos locais, e que realizará nesses próximos dias, o curso de guarda-vidas para atuarem nas praias dos municípios.

A segurança pública e demais logística no período de veraneio a fim de atender bem os turistas e demais frequentadores das praias, requer uma mobilização por parte de diversos órgãos a fim de que as metas possam ser alcançadas”, frisou o tenente coronel Weslley. A seção de Planejamento do 9º BPM destacou que: “para a Polícia Militar atuar nesses locais, é feito um planejamento bem antes do início do período veraneio, e que as prefeituras deverão encaminhar a programação da temporada com antecedência”, salientou capitão Santos.

No período veraneio, “a Segurança Pública e demais logística das praias, é uma das preocupações da PM em relação a temporada em cada cidade. Nesse período a região recebe inúmeros turistas que se deslocam das diversas regiões do estado e outros da federação no intuito de aproveitar a temporada, o que cresce a responsabilidade de cada órgão”, finalizou o comandante da PM.

Em toda a região de atuação do 9º BPM, existem dez municípios que possuem praias. Praia da Ponta em Araguatins; Salinas do Bico em Carrasco Bonito; Bacuri Grande em Esperantina; Ilha do Amor em São Sebastião; Encanto em Buriti; praia da Amizade em Sampaio; São Francisco em Praia Norte; Tio Claro e Remanso dos Botos em Itaguatins; praia do Porto em Bela Vista, município de São Miguel; e praia do Pombal em Maurilândia. (Ascom / 9ºBPM)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS