Facebook
13/06/2019 - 17h08m

PALMAS

Com presença da prefeita, alunos da rede municipal são formados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas

Secom Palmas

A prefeita Cinthia Ribeiro parabenizou todas as crianças presentes e lembrou quão importante é o trabalho realizado pelo programa

Alunos da rede municipal de ensino participaram na manhã desta quinta-feira, 13, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pelo Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) que tem como objetivo oferecer formação cidadã voltada à prevenção de drogas e violência para crianças entre 4 e 14 anos.

A solenidade de formatura de 875 alunos aconteceu no auditório do Centro de Convenções Parque do Povo Arnaud Rodrigues e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, entre as quais o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Na cerimônia desta manhã foram diplomados pelo comando do 1º BPM-Palmas alunos das escolas municipais Anne Frank, Beatriz Rodrigues, Paulo Freire, Mestre Pacífico Siqueira Campos, Monteiro Lobato, ETI Pe. Josimo Tavares e do Instituto Presbiteriano Educacional e Social (IPES).

A prefeita Cinthia Ribeiro parabenizou todas as crianças presentes e lembrou quão importante é o trabalho realizado com temas tão delicados. “É uma satisfação muito grande ver nossos alunos formando nesse programa que está presente em 58 países e veio para marcar um novo tempo também na nossa Capital que há 10 anos está formando pessoas, formando uma educação cidadã para nossa cidade e para o mundo. Eu desejo que nossos alunos  levem e repliquem essa ideia da necessidade do combate às drogas”.

O governador Mauro Carlesse falou da importância do programa educacional, afirmando que o seu governo tem o compromisso de levá-lo para todos os 139 municípios do Tocantins porque, segundo ele, “o programa é fundamental para a base das nossas famílias que são os nossos filhos, por isso esse governo tem o compromisso com os pais de poder dar condições aos seus filhos de iniciar suas vidas com muita educação e livres de males como as drogas”.

Enzo Gabriel Araújo Gomes, aluno da Escola Municipal Monteiro Lobato

Enzo Gabriel Araújo Gomes, aluno da Escola Municipal Monteiro Lobato, ganhou uma bicicleta por seu trabalho ter sido escolhido entre as sete redações destaques do programa. Ao ler o seu texto, Enzo disse. “O Proerd me ensinou várias lições que vão influenciar muito no meu futuro e que vão me ajudar a não acabar como mais uma pessoa nas drogas. O programa vai me ajudar também a evitar situações desagradáveis como ser pressionado a fazer coisas que são erradas”, declarou.

Para a mãe de Enzo Gabriel, Elenil Beckmam Araújo, o programa veio para fortalecer ainda mais toda a educação repassada pela família. “Esse programa é essencial na vida das crianças, principalmente nessa fase de formação do ser humano”, afirmou.

Nova formatura

Na próxima terça-feira, 18, no Ginásio Ayrton Sena acontece a formatura para mais 1.100 alunos das escolas do Plano Diretor Sul da Capital.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nasceu em 1992 nos Estados Unidos, sendo adotado no Brasil e outros países. Consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, objetivando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão onde, por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência.

Implantado há 17 anos em várias cidades do Tocantins, o Proerd completa em 2019 dez anos de atividades em Palmas.

Prefeita ao lado da aluna Ana Lívia durante a formatura do Proerd

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS