Facebook
10/10/2019 - 14h36m

NOVAS REGRAS

Com novo formato, Tocantinópolis deve disputar fase preliminar da Série D 2020

Série D 2020 terá novo formato (Foto: Rener Pinheiro / CBF)

A fase preliminar do Brasileiro da Série D foi esclarecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira (8), em ofício encaminhado às federações. Conforme a CBF, a fase será em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, envolvendo os segundos representantes das oitos federações com pior posicionamento no Ranking Nacional das Federações 2020/2021 publicadas no final da temporada anterior - sendo no final de 2019. Quatro equipes avançam à fase de grupos.

O Tocantinópolis ficou com o vice do Tocantinense 2019, portanto, poderá entrar na fase preliminar pelo fato da Federação Tocantinense de Futebol (FTF) ser uma das oito piores no atual Ranking Nacional. O novo ranking será divulgado no final da temporada do futebol brasileiro.

Atualmente as oito piores federações são: Distrito Federal (20º), Amazonas (21º), Mato Grosso do Sul (22º), Tocantins (23º), Espírito Santo (24º), Rondônia (25º), Amapá (26º) e Roraima (27º).

Conforme o ofício da CBF, a partir da temporada de 2022, as quatro piores federações – com pior posicionamento no Ranking Nacional contarão com apenas um representante na Série D.

Saiba mais sobre o novo formato da Série D

O novo formato da Série D foi divulgado na última semana. Agora, na fase de grupos, as equipes passam a jogar 14 datas, e não mais seis datas.

A fase de grupos da Série D contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta.

Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.

Agora, a Série D do Brasileiro passa das atuais 16 datas para 26. Para ampliar a competição no calendário, a CBF anunciou uma mudança na fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes. A entidade ainda não detalhou como será essa fase. (Globoesporte.com)

Veja ofício abaixo:

Ofício da CBF foi encaminhando às Federações (Foto: CBF)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS