Facebook
23/08/2019 - 16h34m

GURUPI

Com grande público e autoridades, Prefeito Laurez entrega o Centro de Convenções Mauro Cunha

Secom Gurupi / Fotos: Marcos Veloso e Lino Vargas

Com grande público e autoridades, Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira entregou o Centro de Convenções Mauro Cunha

Um momento memorável e histórico, assim pode ser definido a noite dessa quinta-feira, 22, quando foi inaugurado o Centro de Convenções Mauro Cunha. Evento que contou com a participação de artistas locais e regionais e muitas pessoas que apreciam a arte.

O Centro de Convenções Mauro Cunha é um espaço amplo e moderno para receber eventos culturais e programações diversas. Para marcar a inauguração, a primeira atividade cultural do espaço é a exposição “Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins”, que revela parte da luta do político para transformar o norte goiano em Tocantins.

Durante a inauguração o prefeito Laurez Moreira revelou que sempre sonhou em ver Gurupi com uma cidade protagonista no desenvolvimento em todas as áreas e na cultura não é diferente e por isso desejou fazer um espaço moderno para os artistas locais, regionais e até nacionais apresentar a sua arte. Para o prefeito, a inauguração do Centro de Convenções confirma Gurupi como uma referência de gestão para o Tocantins. “Esse momento que estamos vivendo hoje em nosso município só foi possível chegar até ele porque fizemos tudo isso contando com uma equipe de colaboradores comprometida com essa gestão transformadora e, principalmente, porque contamos com o apoio e a confiança de cada um que acreditou que fosse possível colocar a nossa cidade em lugar de destaque e sendo protagonista do desenvolvimento do nosso Tocantins”, argumentou. Entusiasmado, o prefeito falou que no aniversário de Gurupi, em 14 de novembro, será inaugurada a Praça ao lado do Centro de Convenções com um belo coreto e será um local para as famílias passear.

A secretária municipal de Cultura Zenaide Dias disse que o sonho dos gurupienses, em especial, dos artistas era ter um espaço digno e o prefeito Laurez entregou essa realização, esse compromisso que tinha com a classe artística. “Hoje fortalecemos a classe cultural em Gurupi e demonstramos o compromisso da gestão em valorizar a cultura da nossa região”, enfatizou.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, prestigiou a inauguração e comentou que o prefeito Laurez Moreira está de parabéns em realizar mais essa grande obra, promover e fomentar o desenvolvimento cultural de Gurupi.

Quem saiu de casa para acompanhar a inauguração aprovou como é o caso de Neide Pereira, que disse estar encantada com o novo espaço. Ela diz gostar muito de atividades culturais e ter esse espaço acolhedor é essencial. “Está tudo muito lindo e aconchegante”, enfatizou.

Artistas

Os artistas foram prestigiar a inauguração e aprovaram o espaço moderno e aconchegante que fomentará a produção cultural da cidade e região.

O cantor Chico Chokolate destacou que o espaço é fantástico. “Estou muito feliz porque agora temos perspectiva de um local para mostrar o nosso trabalho. Temos espaços externo e interno excelentes. Podemos fazer projetos porque temos onde mostrar nosso trabalho. Essa iniciativa vem para incentivar a classe artística e é uma retomada porque muitos estavam desiludidos porque não tinha onde expor o seu trabalho, agora é uma nova etapa”, comentou o cantor Chico Chokolate.

A escritora gurupiense Ana Barros, comentou estar feliz  com a entrega desse espaço, principalmente, em razão dos futuros artistas que agora terão um incentivo a mais para se dedicar à arte. “Quem atua nomeio artístico em Gurupi tem uma luta histórica para obter um espaço apropriado e agora contamos com esse. Gurupi é uma cidade que tem muito artista e merece um lugar digno para expor sua arte. Fico muito feliz em poder estar compartilhando esse momento. Certeza que teremos a oportunidade de conferir grandes exposições, o auditório é moderno. Estamos felizes” comentou.

O cantor Dorivã que se apresentou na inauguração revelou que por diversas vezes ficou emocionado, tanto no palco externo quanto nas instalações internas do Centro de Convenções. Segundo ele, veio uma avalanche de lembranças e sentimentos, pois antigamente o espaço era o mercado público e sua mãe tinha uma banca em que comercializava produtos, e ele cresceu nesse espaço e isso trouxe uma doce lembrança. “Brinquei muito nesse espaço e isso traz uma lembrança gostosa. Ter gestores com a sensibilidade como a do prefeito Laurez é importantíssimo. Ele está saindo à frente no Tocantins, pois transformou o espaço em um grande centro de convenções em que poderá agregar diversas vertentes da arte, como músicos, escritores, artistas plásticos e outros. Aqui será uma passarela da cultura tocantinense e também da cultura nacional porque agora temos um espaço digno para receber grandes atividades artísticas”, argumentou.

Durante a abertura, os cantores Chico Chokolate, Wpresley Jorge, Edmundo e Silon Santos cantaram em homenagem ao prefeito Laurez Moreira, a música “Nunca Pare de Sonhar”, de Gonzaguinha e em seguida entregaram uma placa de honra ao mérito ao chefe do executivo.

Exposição

A exposição “Siqueira Campos: Um estadista do setentrião goiano ao Tocantins" abriu a série de atividades do Centro Cultural Mauro Cunha. Durante o lançamento da exposição foi exibido um vídeo sobre a histórica luta de Siqueira Campos. Em seguida o cantor Genésio Tocantins cantou o Hino ao Tocantins.

O ex-governador Siqueira Campos prestigiou a inauguração do Centro de Convenções e bem-humorado destacou que o espaço é extraordinário e que Gurupi merece. Destacou o empenho do Prefeito Laurez por se preocupar em contemplar todas as áreas.

A exposição idealizada pelo conselheiro do TCE/TO, José Wagner Praxedes, é uma homenagem ao Ex-Governador Siqueira Campos, político que administrou por quatro vezes o Estado do Tocantins e liderou na Constituinte de 1988 a luta pela sua criação. A exposição estará aberta para visitação a partir do dia 23 de agosto, de 8h às 18h, de segunda a sexta, no Centro Cultural Mauro Cunha e seguirá até o dia 22 de novembro de 2019.

Além da exposição e homenagens, a noite contou com diversas apresentações musicais dos artistas locais.

Participações

Muitas autoridades prestigiaram a inauguração como a vice prefeita, Dolores Nunes, a vice-Presidente Do Tribunal De Justiça Do Tocantins, Desembargadora Ângela Prudente; governador do Tocantins, Mauro Carlesse; Presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Wendel Gomides; Juiz de Direito da Comarca de Gurupi, Nassib Cleto Mamud; Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Wagner Praxedes; Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Manoel Pires; Secretária da Educação, Juventude e Esporte do Estado do Tocantins, Adriana Aguiar; Reitora da Universidade de Gurupi-UnirG, Professora Mestra Sara Falcão; Secretária Municipal De Cultura e Turismo de Gurupi, Zenaide Costa; Deputado Estadual, Gleydson Nato; Comandante do 4º Batalhão Da Polícia Militar De Gurupi, Tenente-Coronel Jaime Porfírio de Souza; Comandante do 3° Batalhão do Corpo De Bombeiros  de Gurupi, Tenente-Coronel Maxuel; Presidente da Adetuc, Tom Lyra; Presidente da OAB de Gurupi, Venância Gomes Neta Figueiredo; Presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni; Presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival; Prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida; Prefeito de Figueirópolis, Fernandes Martins Rodrigues; Presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica; Presidente da CDL, Jovino Ribeiro; Presidente do Sindicato Do Turismo e Hospitalidade do Estado Do Tocantins, Maria Lúcia Dorta Pompeu; Presidente da Associação de Compositores e Músicos da Região Sul, Marinalva Carvalho De Abreu; Presidente da Associação Gurupiense de Letras, Roberto José Ribeiro; Representante da Academia Tocantinense de Letras, Juarez Moreira Filhovereadores de Gurupi, André Caixeta; Ataíde Leiteiro; Cesár da Farmácia; Claudio do Trevo; Ivanilson Marinho; Jair Souza; Marílis Fernandes; Mirian Lustosa; Sargento Jenilson; Valdônio Rodrigues; Zezinho da Lafiche; Ex-Senador, Donizeti Nogueira; Ex-Deputado, Paulo Mourão; Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado, Sandro Henrique Armando; Secretário Chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal; Vereadora de Conceição do Tocantins, Telma Campos; Vereador do Cariri do Tocantins, Gero Laymer; Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins, Reginaldo Leandro; Comandante Geral da Policia Militar do Estado do Tocantins, Coronel Jaizon; Coordenador de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel Franco; Secretário Estadual de Ação Social, José Messias; Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Patrícia De Freitas Correia; Vereadora de Brejinho De Nazaré, Edna; Juíza de Direito, Drª Edilene Pereira de Amorim; Sebastiana Ribeiro Quixabeira, cunhada de Mauro Cunha, homenageado. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS