Facebook
09/05/2022 - 16h08m

AGROTINS 2022

Com expectativa de movimentar cerca de R$ 2 bilhões, Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins começa nesta terça-feira, 10, às 9 horas

Feira ocorre de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins.

Estrutura preparada para início da Agrotins 2022 (Foto: Seagro/Governo do Tocantins)

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) começa nessa terça-feira, 10, a partir das 9 horas. Trazendo como tema central, Integrar: Intensificar e Preservar, a feira ocorre de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional. A Agrotins espera reunir cerca de 120 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 2 bilhões em volume de negócios.

Durante a feira, haverá uma linha exclusiva de transporte coletivo, partindo da Estação Javaé, em Taquaralto, até a Agrotins, durante os dias da feira, nos horários das 7 e 12 horas, com horário de retorno às 18 horas, partindo da Agrotins.

Considerada a maior feira agrotecnológica da região Norte do país, os visitantes terão acesso às palestras que ocorrerão nos auditórios Beija-flor e Jaburu, além de ser possível conferir palestras, minicursos, rodas de conversa, exposição de pesquisas, projetos e tecnologias do agro e comercialização dos produtos nos pavilhões da feira.

Este ano, o que mais nos impressiona é a imponência das estruturas que estão sendo montadas pelas empresas participantes. As mais diversas marcas que expõem seus produtos na Agrotins estão fazendo um investimento extraordinário em seus estandes. A gente acredita que esse avanço é em virtude do grande momento que vive o agro brasileiro. Compensa investir no agro, afinal é uma atividade que não parou durante esse tempo de pandemia. O agro deu uma resposta fantástica no que diz respeito à produção de alimentos, dando condições para que a nossa balança comercial se mantivesse positiva”, explica o gestor da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café.

A feira terá a participação de empresas e instituições governamentais ligadas a pesquisas de campo no segmento agropecuário vão apresentar, em vitrines, as inovações tecnológicas. Contará ainda com uma rádio exclusiva com entrevistas, destaques e informações sobre a feira. Além de estandes, vitrines e pavilhões, a feira terá estacionamento amplo, banheiros, restaurante e lanchonetes.

Pavilhão da Agricultura Familiar

No Pavilhão da Agricultura Familiar, haverá exposição dos agricultores familiares, artesãos, comunidades tradicionais e quilombolas, com uma temática central Bioeconomia e Cerrado, visando à exploração sustentável e socioeconômica dos produtos naturais do Cerrado tocantinense, possibilitando aos agroextrativistas a geração de emprego e renda. 

Na programação, constam também diversas atividades como as oficinas Sabores do Cerrado, palestras, painéis e debates direcionados para atender, expositores, visitantes e o público interessado em conhecer e saborear os produtos do Cerrado, como: mangaba, murici, macaúba, jatobá, buriti, baru, pequi, entre outros.

Pavilhão da Pecuária

O tradicional Pavilhão da Pecuária está preparado para receber os animais que ficarão em exposição durante o evento. “Os currais de bovinos já estão todos ocupados, o que equivale a 150 cabeças. Os equinos também já estão nos currais e teremos, aproximadamente, 20 animais e mais 40 ovinos, que ficarão no pavilhão durante a feira”, explica a gerente de Pecuária da Seagro, Mara Luce.

O pavilhão cresceu em relação ao último ano presencial e poderá trazer mais novidades. “Além dos animais que já fazem parte da história da nossa feira, este ano, com o crescimento do espaço, teremos a presença do Akaushi, um animal de origem japonesa pertencente à Fazenda AkaushiBrasil em Barra do Ouro, no Tocantins.

Pavilhão da Aquicultura

As principais inovações deste ano no Pavilhão da Aquicultura são: os tanques redes circulares, os equipamentos de beneficiamento de pescado e uma ferramenta tecnológica startup para uso na área de produção de peixes com modelo de gestão e tecnológico.

Este ano, estão confirmadas 16 empresas voltadas para os segmentos de insumos básicos para piscicultura, como ração e alevinos, aeradores, kits de qualidade de água, equipamentos de beneficiamento de pescado e empresas de consultoria técnica e empresas de tanques rede circulares.

Agrotins 2022

A 22ª edição da Agrotins tem como objetivos apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS