Facebook
04/05/2018 - 18h40m

INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR

Com expectativa de mais de 25 mil pessoas, XI FEAPA ocorrerá entre os dias 17 e 20 de maio em Palmeiras

Eduardo Azevedo

Com o objetivo de promover a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável de Palmeiras e região, será realizada entre os dias 17 e 20 de maio a XI Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins (FEAPA). Além de exposições, palestras, leilões, entre outros, serão trabalhados durante a Feira atividades geradoras de trabalho e renda e qualificações produtivas e comerciais voltadas para os produtores rurais.

De acordo com a prefeita da cidade, Nalva Braga, o evento é um dos maiores do Estado e já se consolidou no calendário agrícola Regional. Para a gestora, a previsão este ano é de um público de mais de 25 mil pessoas de todas as regiões do Tocantins.

“Temos a certeza de que a FEAPA, além de todos os benefícios agrícolas, fomentará a economia local. Também é importante destacar que a própria ONU já afirmou que a agricultura familiar tem capacidade para colaborar na erradicação da fome. Aqui em Palmeiras estamos fazendo a nossa parte, promovendo o fortalecimento do desenvolvimento sustentável e investindo em quem é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da nossa população”, disse.

No Brasil, a agricultura familiar representa 84% de todas as propriedades rurais do País e emprega pelo menos cinco milhões de famílias. A informação da ONU mencionada pela gestora também diz que a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos e preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta.

Programação

Durante os quatro dias da FEAPA, haverá exposição de produtos da agricultura familiar, barracas com comidas típicas, artesanatos, cursos de qualificação, palestras técnicas, unidades demonstrativas, leilão de animais, rodadas de negócios, torneio leiteiro, pesque e pague, feira de touros zebu, olimpíadas rurais, cavalgada, apresentações artísticas culturais, escolha do garoto e garota FEAPA Regional 2018 e concurso para escolha do “Agricultor Nota 10”.

Supermercado do Agricultor

Será montado em um dos estandes da FEAPA o Supermercado do Agricultor, que tem como objetivo motivar ainda mais a participação dos produtores e produtoras rurais, com a instalação de um “minimercado”. Ao final do evento, domingo, dia 20 de maio, os agricultores poderão recolher as sobras de seus produtos não vendidos (abóbora, mandioca, banana etc.) e trocá-los pelos produtos do supermercado (óleo, açúcar, café, macarrão, arroz e outros).

Novidade

Uma das novidades da FEAPA deste ano é a “Vitrine da Agricultura Familiar”. Em parceria com a Ruraltins, este estande tem como objetivo incentivar os pequenos agricultores a diversificar e gerar renda nas propriedades, por meio de unidades demonstrativas.

Realização

O evento é uma realização do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (IDEP), Prefeitura Municipal de Palmeiras do Tocantins, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo do Tocantins entre outros parceiros.

Informações detalhadas

O quê: XI Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins (FEAPA)

Quando: Entre os dias 17 e 20 de maio de 2018

Onde: Parque de Exposição da Agricultura Familiar “Bentinho da Silva Bezerra”, rodovia TO 415, km 28, Palmeiras do Tocantins-TO.

Deixe seu comentário:

WRGpsFarcomVereador Professor Júnior GeoGPS GANHADORESSucesso FMGPS PORTUGUÊSBAU(REDE SOCIAL - PORTAL MUSIC)GPSWELLBlog do Felipe de Sá