Facebook
16/05/2019 - 12h25m

ARAGUATINS

Colégio Estadual Osvaldo Franco realiza atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e lançamentos de Foguetes

O Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, realizou durante os últimos meses,  atividades referentes à XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada de Foguetes (MOBFOG). As atividades realizadas foram: Oficinas de confecção de foguetes com material reciclável e as respectivas bases de lançamento, aulas sobre o tema e aplicação de simulado com provas de anos anteriores da OBA através de aplicativo para Android da OBA.

Esse evento é realizado pela CEOF desde o ano de 2004. Segundo o professor Eliabe Antonio Miguel, representante e organizador das atividades no colégio, “estudar ciência de maneira geral é sempre um show e, nós sempre buscamos o protagonismo científico de nossos alunos, através de muitas atividades científicas, os lançamentos de foguetes e a participação de olimpíadas reflete isso, pois os alunos são encantados por ciências”.

Através de parcerias com IFTO e acadêmicos da Residência Pedagógica do curso de ciências, o projeto da OBA tem sido desenvolvido com muito sucesso pela unidade escolar. Na ultima edição, ocorrida em 2018, tivemos alunos premiados com medalha de prata.

Nesta sexta-feira, dia 17 de maio os alunos estarão participando da prova objetiva da XXII OBA, avaliações que são encaminhadas para as escolas cadastradas na Agencia Espacial Brasileira, instituição responsável pelo evento nacional. Para a professora Cleidiane Bispo, “esses eventos são fundamentais pois contextualizam conteúdos do currículo de sextos e nonos anos, preparando os alunos para provas externas e enfatizando que a educação não acontece somente na sala de aula, ajudando-os a ampliar seus horizontes”.

Aluna de EJA Terceiro Segmento,  Aline Pereira  diz que “amou o evento e que o mais interessante é que os foguetes foram construídos de duas maneiras, um de cunho físico onde se  usava uma bomba para dar pressão no foguete e ele disparar e o de explicação química, onde foi usado vinagre e bicarbonato de sódio e através da reação desses materiais vimos o foguete decolar”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS