Facebook
08/09/2018 - 10h44m

7 DE SETEMBRO

Colégio da Polícia Militar de Araguatins encerra Semana da Pátria com desfile em quatro municípios do Bico

Ascom

Desde o dia primeiro de setembro, eventos para comemorar a Semana da Pátria marcam o calendário escolar. O Colégio da Polícia Militar de Araguatins realizou quatro desfiles, em municípios do Bico do Papagaio, alusivos ao Dia da Independência.

Na manhã de quinta (06), cerca de duzentos alunos, acompanhados do Coordenador Disciplinar do CPM VI – João Batista Pereira de Sousa - participaram do batalhão escolar, que desfilou pelas principais ruas do Município de Praia Norte. O CPM foi recepcionado pelo prefeito de Praia Norte, Ho-Che-Min, e os secretários municipais, Elton Abreu e José Nogueira Alves. O evento contou com a presença de escolas do município e do estado, que realizaram apresentações culturais. Após o desfile pelas ruas, todos pararam em frente à Prefeitura de Praia Norte, realizaram o hasteamento do pavilhão nacional e entoaram o Hino Nacional brasileiro.

Já na cidade de Augustinópolis, cerca de trezentos alunos do CPM VI participaram do desfile cívico organizado pelo município. O evento ocorreu na praça Ary Valadão e contou com a presença de escolas municipais, estaduais, particulares e ainda com o desfile de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Garis e Secretaria de Saúde. Participaram do palanque de honra o prefeito Júlio Oliveira, Cícero Moutinho (presidente da Câmara Municipal), major Wesley Dias Costa (Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar) e o tenente Auricélio da Cruz Sousa (Chefe da Coordenação Pedagógica do CPM) e ainda diretores e autoridades civis do município. O Colégio da Polícia Militar realizou o fechamento do desfile em continência ao Comandante do 9º BPM, sendo ovacionado pela comunidade local. Houve ainda o desfile embarcado das viaturas policiais do batalhão. Ao final, foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional, canto do Hino Nacional e Hino da independência.

No mesmo dia, porém, à noite, alunos do CPM foram até a Cidade de Buriti do Tocantins. O município, na ocasião, realizou desfile cívico pelas principais ruas da cidade findando na Praça Padre Josimo. O Prefeito Borjão, vereadores, secretários, e o Chefe da Coordenação Pedagógica do CPM de Araguatins – tenente Auricélio da Cruz Sousa, acompanhado de militares da Coordenação Disciplinar da escola, compuseram o palanque de honra durante o evento cívico. Escolas do município, bem como escolas da rede estadual e equipes da Secretaria de Saúde local desfilaram em homenagem ao 07 de setembro.  O CPM foi o último a se apresentar. Após o desfile, todos os participantes entoaram o Hino Nacional ao som da Banda Evangélica de Buriti. 

Na sexta (07), foi a vez de os alunos do CPM participarem do evento cívico em Araguatins. A Avenida Beira-rio foi o palco principal do evento. Vinte e quatro escolas, incluindo rede pública e particular, além de servidores do CRAS, Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente desfilaram pela avenida. O Prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, o Diretor Regional de Educação de Araguatins, Paulon Miranda, o Diretor do CPM VI, major Márcio Cardoso Almeida, e o Comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Sidimarcos Pereira Mesquita, dentre outras autoridades civis, compuseram o palanque da cerimônia. Após a passagem das primeiras escolas, houve o hasteamento da bandeira e canto do Hino Nacional. Para fechar o evento cívico, o Colégio da Polícia Militar fez o desfile tradicional em Continência ao Diretor da escola. Um pelotão de professores e servidores do CPM também acompanharam a escola no desfile. Em seguida, o Corpo de bombeiros e o 9º BPM realizaram desfile embarcado, em que houve apresentação da equipe de Força Tática do 9º BPM.

A semana da pátria serve para conscientizar a todos sobre a importância da pátria e da história do Brasil. Além disso, reaviva no cidadão o dever que cada um possui para com o seu país. O Colégio da Polícia Militar reforça em seus desfiles o amor à pátria, bem como a valorização e respeito aos símbolos nacionais.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS