Facebook
01/02/2019 - 09h02m

ESTUDANTES

Colação de grau da UFT de Tocantinópolis será mais democrática a partir deste ano

Redação

UFT Câmpus Tocantinópolis

O ano de 2019 começa com uma novidade significativa para os estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As colações de grau deverão ser mais democráticas em Tocantinópolis, e nos demais câmpus, com a redução de grande parte dos custos.

Vice-reitora explica que frustração dos alunos sensibilizou a Universidade (Foto: Daniel dos Santos)

O que a gente vinha percebendo é que as colações de grau tradicionais vinham ficando menores e as colações de grau em gabinete maiores”, explica a vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros. A Universidade não participava da organização ativamente, com as comissões de formatura sendo responsáveis pela contratação de empresas que realizam serviços como fotografia, ornamentação, becas e até mesmo cadeiras.

Solução

Através de uma chamada pública, a empresa selecionada vai poder explorar o espaço para as colações exclusivamente, mas oferecendo o serviço de colação gratuitamente. Serão cobrados apenas o aluguel da beca e o registro fotográfico, sendo este último opcional.

A novidade está em processo de implementação para ser executada a partir das colações seguintes ao próximo semestre. Porém, em fevereiro, o Câmpus de Palmas realizará sua primeira experiência com a novidade, sendo os custos divididos entre o Câmpus e Universidade.

Recepção dos estudantes

Bianca Silva foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na última gestão, é estudante de Serviço Social na UFT e deve se formar em abril deste ano. Para ela, que ainda não deve ser beneficiada diretamente pela novidade, essa é uma decisão fundamental. “É uma conquista muito massa pra gente e fico muito feliz que tenham pensado sobre isso. Temos muitos estudantes que passaram a graduação inteira como bolsistas para comer e estudar, que não vão ter R$ 1,5 mil para uma cerimônia de colação de grau”.

A estudante destaca o que representa a colação de grau na vida de um jovem prestes a iniciar sua vida profissional. “É um dos momentos mais importantes. Muitos alunos ficavam frustrados porque fazem todo um enfrentamento durante quatro ou cinco anos, e quando chega o dia em que você quer mostrar para sua família e quer pelo menos uma foto para lembrar da colação de grau, falta dinheiro”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS