Facebook
09/09/2015 - 09h44m

CNA realizou levantamento de custos de produção de gado de corte no Tocantins e mais quatro estados brasileiros

Assessoria de Comunicação CNA

Mais de 150 produtores de gado de corte nos estados do Tocantins (TO), Rondônia (RO), Maranhão (MA), Acre (AC) e Mato Grosso (MT) participaram, ao longo de 2015, do projeto Campo Futuro desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e EMBRAPA.

O objetivo da ação é colher informações de custo da produção, neste caso na bovinocultura de corte, em painéis com a presença de produtores rurais, técnicos e representantes de revendas agropecuárias. Na bovinocultura de corte, o projeto ocorre desde 2008 e tem como entidade parceira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) contando sempre com o apoio das federações da agricultura e pecuária dos estados e seus sindicatos rurais.

Neste ano, cinco estados e 19 municípios foram visitados: no Tocantins (Araguaçu, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins e Araguaína); em Rondônia (Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena); no Maranhão (Imperatriz); no Acre (Rio Branco e Sena Madureira) e no Mato Grosso (Pontes e Lacerda, Cáceres, Vila Rica, Água Boa, Barra do Garças, Alta Floresta, Juara e Juína), escolhidos conforme série histórica de painéis realizados mediante ciclo pecuário de aproximados 03 anos tratando dos sistemas de cria, recria e engorda, isolados ou em ciclo completo.

O Campo Futuro é um projeto que alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. O projeto utiliza a metodologia de “painel de custos de produção” que consiste em reunir produtores típicos da região e profissionais da área para definir o sistema de produção local e seus custos diretos e indiretos por meio de debates e preenchimento de planilhas de custo.

Para o estudo são coletadas informações sobre produção, área de pastagem, taxa de mortalidade pré e pós desmama, taxa de lotação, mão de obra e retorno financeiro.

De posse de dados atualizados periodicamente, o “Campo Futuro” disponibiliza informações estratégicas para facilitar a tomada de decisões desse mesmo produtor, mediante o acesso a um completo banco de dados do setor agropecuário, com a evolução sistemática dos custos de produção e da rentabilidade das principais atividades agrícolas e pecuárias.

Saiba mais: http://www.canaldoprodutor.com.br/sobre-sistema-cna/projetos-e-programas/programa-campo-futuro.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS