Facebook
04/02/2022 - 23h11m

LEVANTAMENTO DA FIOCRUZ

Cidades que menos vacinaram contra a Covid-19 no Brasil ficam no Pará

Levantamento da Fiocruz aponta que quatro das 10 cidades que menos vacinaram contra a Covid-19 ficam no Pará (Foto: Divulgação)

Um levantamento da Fiocruz , que leva em consideração dados do Ministério da Saúde, mostra que São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, é o município brasileiro com menos vacinados no Brasil. Das dez cidades brasileiras com o menor percentual de vacinados, quatro estão no estado paraense.

  • São Félix do Xingu (PA): 15%
  • Santana do Araguaia (PA): 19%
  • Cumaru do Norte (PA): 24%
  • Vargem Grande (MA): 25%
  • Amaturá (AM): 26%
  • Santa Isabel do Rio Negro (AM): 27%
  • São Cristóvão (SE): 28%
  • Matões do Norte (MA) 28%
  • Placas (PA): 29%
  • Satubinha (MA): 29%.

Os dados foram confirmados pelo pesquisador da Fiocruz, Diego Xavier, à TV Liberal nesta semana. Para ele, é preciso fortalecer as campanhas e adotar estratégias diferenciadas para garantir a imunização.

A gente precisa incluir [nas campanhas] de forma mais enfática a segurança do imunizante e o risco que a pessoa corre de não tomar a vacina, isso está faltando um pouco", afirma.

"As campanhas no Brasil para vacinação têm sido muito tímidas, e a gente não tem exemplos, principalmente, na esfera federal, de confiança na vacinação. Pelo contrário, a gente acaba tendo um movimento de desacreditar as vacinas”, diz o pesquisador da Fiocruz.

Em São Félix do Xingu, algumas comunidades ficam a longas distâncias de unidades de saúde de algumas comunidades, A cidade tem pouco mais de 130 mil moradores.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Xingu, as notícias falsas sobre a vacinação têm atrapalhado a campanha e feito com que o índice esteja baixo.

Nós temos vacina, o que está faltando é braço para vacinar”, diz o secretário de saúde municipal, Raphael Souza.

Já a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará (Sespa), alega que o estado paraense é o que mais vacinou na Região Norte e que faz campanhas.

"A Sespa realiza campanhas de mobilização à vacinação e combate às fakenews, além de orientar os municípios que melhorem suas estratégias de imunização", disse em nota.

Com pouco mais de 8 milhões de habitantes, ao menos 5,5 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira e segunda dose no Pará, uma cobertura de 73,70% considerando as duas doses ou dose única.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS