Facebook
10/10/2014 - 16h57m

Centro de Atenção Psicossocial de Tocantinópolis celebra Dia Mundial da Saúde Mental

Redação

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado nesta sexta-feira (10), o Centro de Atenção Psicossocial Jorge Dionísio de Sousa (CAPS) através da Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal realizou no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), uma palestra sobre Saúde Mental, ministrada pela psiquiatra do município, Leidiana Maria Fortaleza Teixeira.

O evento visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental local e regional, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras culturais, políticas ou socioeconômicas. Isto é, divulgar para a população os direitos da pessoa com sofrimento e transtorno mental, incluindo os que sofrem com dependência de álcool e drogas. Em Tocantinópolis, com a criação da Rede de Atenção à Saúde Mental, foram estabelecidos a construção de 1 CAPS [Centro de Atenção Psicossocial], consolidando um modelo de assistência aberta e de base comunitária.

De acordo com informações do CAPS de Tocantinópolis, no município há cerca de 50 pessoas assistidas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas. As doenças mentais mais comuns são a esquizofrenia, depressão, Transtorno Afetivo Bipolar, alcoolismo e drogas. O CAPS trabalha para melhorar a qualidade de vida dos doentes mentais, bem como de seus familiares e de todas as pessoas ao seu redor.

A Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece aos munícipes os serviços do Centro de Atenção Psicossocial, considerando a Lei 10.216/02 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em Saúde Mental. Atualmente o CAPS de Tocantinópolis atende também os municípios de Aguiarnópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS