Facebook
30/09/2021 - 11h07m

IMPROBIDADE

Casa da presidente da Câmara de Vereadores de Palmas é alvo de operação do MPE

MPE faz buscas na casa da presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Janad Valcari, em operação contra improbidade (Foto: Reprodução)

Uma operação chamada de “Pisadinha” é realizada nesta quinta-feira (30) para investigar atos de improbidade e crime de fraude a licitação voltada à locação de estrutura para eventos. Ao todo, 10 mandados de busca são cumpridos em Palmas e Porto Nacional. Conforme reportagem do G1 Tocantins, um dos mandados é cumprido no endereço da presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Janad Valcari, (Podemos) mas ela não seria alvo dessa operação.

A ação é realizada pelo Ministério Público do Tocantins e conta com o apoio das Polícias Civil e Militar. As investigações estão sob sigilo.

Durante as buscas, as equipes teriam encontrado uma quantidade de dólares no apartamento de Janad, localizado na Arse 41. Não há detalhes sobre o valor e se houve apreensão.

A busca e apreensão ocorre em 10 endereços, mas os outros locais ainda não foram informados. Os mandados foram expedido pela 1° Vara Criminal de Porto Nacional.

Segundo o MPE, a operação decorre de investigação que é promovida desde 2019 pela 5° Promotoria de Justiça de Porto Nacional.

Professora Janad Valcari foi eleita vereadora em outubro de 2020. Em janeiro de 2021, assumiu a cadeira na Câmara de Vereadores. Ela é advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão, empresária no ramo da educação há 11 anos e presidente do Sindicato das Escolas e Faculdades Particulares do Estado do Tocantins (SINEP).(G1)

O que diz Janad Valcari

Em 15 anos como empresária em Palmas, Janad Valcari nunca foi intimada, processada e nunca emitiu nota fiscal para nenhum órgão público do estado do Tocantins. Por isso, viu com estranheza a publicação em alguns veículos de comunicação, que ao invés de apurar os fatos, citaram seu nome de maneira errônea, propagando FAKE NEWS.

A parlamentar ressalta que não existe nenhuma ação em curso envolvendo seu nome ou suas empresas e por isso já acionou a sua assessoria jurídica para ajuizar ação contra as publicações.

É preciso ficar claro que a vereadora não está sendo processada, nem investigada em nenhum processo e é no mínimo estranho que este fato ocorra no momento em que ela tem sido uma ferrenha defensora dos direitos do povo, denunciando os abusos cometidos pela administração municipal na condução da máquina pública, o que tem provocado a ira de muitos. Por fim, a vereadora acredita que esta ação se trata de mera perseguição política.

Para maiores esclarecimentos, a vereadora Janad Valcari, convida os veículos de imprensa, para uma entrevista coletiva que será realizada nesta quinta-feira, 30, às 16 horas, na Câmara Municipal.

Nota da Prefeitura de Porto Nacional

Sobre a operação de busca e apreensão de documentos, realizada na manhã desta quinta-feira,30, nas secretaria municipais de Cultura e Turismo e de Saúde de Porto Nacional, em cumprimento de ordem judicial, a atual gestão esclarece que trata-se de uma ação que ocorre em âmbito estadual e que os investigadores têm total apoio da administração municipal - secretários, assessores e técnicos das secretarias envolvidas -, para trazer à luz todo e qualquer procedimento administrativo que, por ventura, tenha algum vício ou irregularidade.

Vale ressaltar que a operação decorre de investigação do Ministério Público Estadual do Tocantins – MPE-TO, iniciada em 2019, pela 5° Promotoria de Justiça de Porto Nacional.

A prefeitura de Porto Nacional reconhece a importância de administrar os recursos públicos com responsabilidade e coloca toda a equipe da atual gestão à disposição da justiça, para o que for necessário. Reitera ainda o compromisso com a sociedade portuense de fazer uma gestão transparente e voltada ao desenvolvimento do município, sempre pautada na legalidade e nos princípios da boa administração pública.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS