Campanha Natal Cidade Encantada
Campanha: ENERGISA - WEB BANNER INSTITUCIONAL 2018
Facebook
16/11/2018 - 10h19m

EMBRASIL REALIZAÇÃO AÇÃO NA CPP

Câncer de próstata é a segunda doença que mais mata no Brasil: CPP realiza ação de conscientização com detentos da unidade

Segundo dados atuais do Instituto Nacional de Câncer, um em cada sete homens no Brasil terá câncer de próstata. Essa doença é a segunda que mais mata no País e é mais comum entre os homens que já passaram dos 50 anos. Por isso, é muito importante fazer os exames periódicos. No sistema prisional, esse cuidado com a saúde é fundamental. Nesta quarta-feira, 14, reeducandos do sistema semiaberto da Casa de Prisão Provisória de Palmas realizaram exames de sangue para medir o PSA e participaram de uma palestra sobre câncer de próstata.

A ação, realizada pela Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão da CPP de Palmas, em parceria com o Governo do Tocantins e o Complexo Laboratorial de Palmas, faz parte da campanha Novembro Azul, que tem por objetivo prevenir o câncer de próstata.

Renata Freitas, médica da CPP, explica que o objetivo da ação é despertar a consciência para a prevenção, além de detectar casos e oferecer tratamento. “O câncer de próstata é a segunda maior doença que causa morte entres homens. Existem alguns fatores de risco, como a idade e o histórico familiar. Como os sintomas demoram a aparecer, prevenir com exames é a melhor solução”, explicou.

Para o reeducando de 49 anos, Neuraci Santiago Ferreira, ter conhecimento da doença através de palestra e fazer o exame é muito importante. “É muito bom esse trabalho que estão fazendo aqui, pois se algum de nós for diagnosticado com a doença teremos mais chances de cura”, disse.

Exame

No total, 86 reeducandos com mais de 40 anos de idade realizaram os exames. Além deles, o exame foi oferecido aos 15 funcionários lotados na unidade, entre servidores do Estado e colaboradores da Embrasil da mesma faixa etária.
O exame de PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. Normalmente, indivíduos saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml. Mas, em alguns casos, indivíduos com câncer na próstata podem apresentar o PSA inalterado. Por isso, os médicos recomendam outros exames de diagnóstico – toque, ressonância magnética e biópsia, para todos os homens com idade acima dos 45 anos, especialmente se há histórico familiar da doença.

Deixe seu comentário:

Araguatins Fest Music 2018Black Friday GPSWRGPS OABFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoGPSWELLBlog do Felipe de Sá