Facebook
05/07/2021 - 10h41m

OBRAS

BRK Ambiental leva água tratada para o distrito de Serra Pelada, em Curionópolis-PA

Ascom/BRK Ambiental

BRK Ambiental anuncia a conclusão das obras de implantação do sistema de abastecimento de água do distrito de Serra Pelada, em Curionópolis

Responsável por levar água tratada e saneamento de qualidade para mais de 100 municípios do país, incluindo nove cidades do Pará, a BRK Ambiental anuncia a conclusão das obras de implantação do sistema de abastecimento de água do distrito de Serra Pelada, em Curionópolis-PA, na região sul do estado. O projeto deve beneficiar mais de 600 famílias já no próximo mês.

Serra Pelada se tornou famosa na década de 1980, quando foi encontrado no local o maior garimpo de ouro do país. Milhares de pessoas de todo Brasil foram até o distrito em busca de um sonho. A busca por ouro terminou em 1992 e, hoje, cerca de 3 mil pessoas ainda vivem na região.

Atualmente, as famílias consomem água de fontes alternativas, como poços particulares e cisternas, porém sem o devido tratamento e controle de qualidade para consumo. Essas fontes podem até gerar água cristalina, que aparenta ser segura, mas torna as pessoas vulneráveis às doenças graves como hepatite, diarreia, disenteria, cólera, febres, entre outras que se proliferam pela água sem o devido tratamento.

Com a chegada da BRK Ambiental à região, essa realidade começou a ser transformada. A concessionária, que segue rigorosos padrões de qualidade e tratamento de água, trabalha para contribuir com o desenvolvimento do município e com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, conforme explica o engenheiro responsável pelas operações da empresa no Pará, Pedro Gobbo.

"As fontes hídricas dessa região necessitam de rigoroso controle de qualidade no tratamento para evitar que a população tenha contato com agentes patogênicos e metais pesados, que podem estar presentes nos recursos hídricos da região.  A BRK Ambiental investiu em um sistema de tratamento e implantou redes de água nas ruas de Serra Pelada. As famílias foram cadastradas junto à concessionária e irão receber água de qualidade direto da torneira, uma transformação na vida dessa comunidade", explica Pedro Gobbo.

A BRK Ambiental já atende o município de Curionópolis, localizado a uma distância de 52km do distrito de Serra Pelada, e a expansão do serviço para a região é parte do compromisso da companhia de levar saneamento de qualidade e garantir saúde para novas famílias.

Maria Salomé é moradora de Serra Pelada e chegou ao distrito ainda no período do garimpo, em busca de ouro. Ela conta que Serra Pelada já recebeu muita gente no passado, todos com o mesmo objetivo. Sobre a chegada da BRK Ambiental a moradora se diz muito feliz. “Aqui, nós levamos uma vida boa e, com a chegada dessa água mais sadia, que vem em um cano por baixo da terra, as coisas vão melhorar mais”, conta Maria.

Sobre a BRK Ambiental

A BRK Ambiental é uma empresa privada de saneamento básico que está presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a maior entre as empresas do setor, a BRK Ambiental conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).

Distrito de Serra Pelada

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS