Facebook
24/09/2012 - 14h12m

Brigada da Comunicação do Pacqto visita comunidade indígena

Redação

      A Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Secom – Secretaria de Comunicação, a Sejuves - Secretaria de Juventude e Esportes, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, o Detran – Departamento de Trânsito, percorreu os municípios de Pium, Lagoa da Confusão, Dueré, Formoso do Araguaia e Sandolândia entre os dias 17 e 21 de setembro com a Caravana da Brigada da Comunicação do Pacqto - Programa de Ação e Controle das Queimadas do Tocantins.

      Durante visitas aos colégios estaduais e municipais foram realizadas palestras sobre o tema queimadas, através das quais os alunos receberam orientações de como evitá-las, quais os prejuízos causados e as doenças respiratórias que são agravadas com os incêndios. Na oportunidade, além da divulgação do concurso Repórter Mirim do Pacqto 2012, que vai premiar os dez primeiros colocados com viagens, os estudantes puderam prestigiar também a apresentação da Cia 193, a Companhia de Teatro do Corpo de Bombeiros.

      Na Ilha do Bananal, no município de Formoso do Araguaia, a caravana foi recebida pela comunidade indígena da etnia Javaés, na Aldeia Canuanã. De acordo com o coordenador de Compensação Ambiental da Semades, Fabrízio Dias, a equipe foi recebida com muita satisfação pelo líder e toda tribo, que demonstrou interesse e compreensão da mensagem levada. “Fomos recebidos com muita satisfação pelo cacique Terrãmbi e a comunidade Javaés. Nós tentamos alertá-los dos perigos das queimadas e a mensagem foi compreendida. É sabido que a queimada faz parte de sua cultura, mas agora acreditamos que eles entenderam que é necessário fazer uma queima controlada e para isso todos podem contar com o auxilio dos órgãos ambientais”, resumiu Fabrízio.

      A equipe segue nesta segunda-feira, 21, para Marianópolis, onde irão ministrar orientações nas escolas rurais, urbanas e assentamentos da região, de onde partem para o município de Caseara, finalizando a etapa de participação do grupo de Educação Ambiental no processo da Caravana da Brigada da Comunicação.

O concurso

      O concurso cultural Repórter Mirim do Pacqto “Como salvar a minha cidade das queimadas?” é destinado ao público estudantil, que concorrerá a diversos prêmios. O aluno pode participar com uma redação ou um vídeo. Os dez primeiros colocados serão premiados, sendo que primeiro lugar irá garantir uma viagem com acompanhante para a Disneylândia. Para mais informações entre no site www.pacqto.to.gov.br. A redação deve ser enviada em carta simples à Secom – Secretaria de Estado da Comunicação - Caixa Postal 295 a/c Palmas, CEP: 77001-970.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS