Facebook
22/04/2013 - 10h01m

Balsa de Buriti Passa Pelas Correntezas e Aporta em Itaguatins

Redação

      A recepção calorosa à balsa ocorreu no porto principal da cidade, com moradores ribeirinhos saudando os viajantes e demonstrando enorme curiosidade em saber detalhes da viagem que refaz o mesmo percurso dos desbravadores do Tocantins, no início do século XX.

      Quando partiram de Estreito (MA), no dia 18 de Abril, o vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies, e a presidente da Câmara Municipal de Marabá, Júlia Rosa, foram recepcionados pelo prefeito daquele município, Cícero Neco Morais, o “Cicin, juntamente com outras autoridades locais.

      Na oportunidade, o prefeito de Estreito entregou a Luiz Carlos Pies a bandeira daquele município para ser hasteada, na balsa, ao lado das bandeiras de Marabá, Carolina e as demais representações de municípios que serão aportados pela balsa.

Cachoeira de São Sebastião Assusta

      Quando a balsa chegou à cachoeira de São Sebastião, em frente a cidade de Itaguatins, a força das águas do rio assustou os doze integrantes da balsa.

      Como nas últimas 72 horas o nível do rio baixou bastante no entorno daquela região, a cachoeira estava mais forte do que supunha a tripulação.

      Para que a balsa descesse com total segurança, uma pequena lancha conduziu a embarcação de buriti pelo canal mais apropriado.

      Membros da Casa da Cultura, entre eles algumas mulheres, viveram momentos de intensa emoção passando ao largo de grandes pedras, empurrados fortemente pela força da corredeira. 

      Neste Domingo, a balsa está ancorada em Imperatriz (MA).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS