Facebook
08/04/2019 - 16h52m

SAÚDE

Axixá, Riachinho e mais sete municípios do TO estão com vagas abertas no programa Mais Médicos

Axixá, Riachinho e mais sete municípios do TO estão com vagas abertas no programa Mais Médicos

O Tocantins ainda não conseguiu preencher 100% das vagas do programa Mais Médicos. Até o fim do ano passado, o estado tinha mais de 141 médicos em 70 municípios, mas depois da saída de 102 cubanos que trabalhavam no programa algumas cidades seguem preencher as vagas. Atualmente, Axixá, Riachinho e mais municípios estão com vagas abertas

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 72 municípios participam do programa Mais Médicos no Tocantins até agora. Sendo que 11 vagas estão abertas em: Axixá (2), Riachinho, Araguaína (2), Barra do Ouro, Combinado, Ipueiras, Palmeirante, Paraíso do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins.

Segundo o estado, as vagas não foram totalmente preenchidas porque muitos profissionais acabam desistindo após iniciarem os serviços.

O Ministério da Saúde confirmou que, até o início de abril, 1.052 profissionais com CRM no Brasil saíram do Programa Mais Médicos em todo o país. As vagas devem ser ofertadas em novas fases do provimento de profissionais ainda em análise pelo Ministério da Saúde.

Cuba decidiu encerrar a participação no programa citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

No Tocantins alguns dos locais mais afetados com a saída dos cubanos foram as aldeias. Pelo menos 10 médicos que cuidavam exclusivamente de comunidades indígenas saíram do programa. Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, todas as vagas dos distritos sanitários indígenas estão preenchidas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS