Facebook
03/08/2018 - 19h23m

NESTE DOMINGO

Avaliações do Encceja serão aplicadas em Araguatins, Tocantinópolis e em mais 10 municípios tocantinenses

Redação

Avaliações do Encceja serão aplicadas neste domingo em Araguatins, Tocantinópolis e em mais 9 municípios tocantinenses

As provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas em todo o País neste domingo, 5 de agosto. O exame tem como propósito aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todo o Estado,  21.272 pessoas realizarão as provas nos municípios de Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. 

No Tocantins, o Encceja conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para oferecer a certificação dos participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.  A participação no Exame é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos com, no mínimo, 15 anos completos, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com, no mínimo, 18 anos, para o ensino médio.

Provas

As provas serão aplicadas em dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. A aplicação do exame terá início às 9h, com término às 13h. Pela manhã, os inscritos no ensino fundamental farão as provas de Ciências Naturais e Matemática, já os do ensino médio respondem aos questionamentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

No turno vespertino, os portões se abrirão às 14h30 e fecharão às 15h15. As provas começarão às 15h30 e terminarão às 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, será a vez de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, Redação, História e Geografia. Os que farão a prova do ensino médio, responderão a questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Orientações

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) orienta os participantes a tomarem conhecimento dos locais de prova, que já foram divulgados, através do portal do Inep. Para realizar a prova, é obrigatório que o candidato apresente documento oficial de identificação com foto; utilize caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sob pena de impossibilitar a leitura ótica do Cartão-Resposta e da Folha de Redação.

O Encceja também é aplicado para pessoas privadas de liberdade e para brasileiros no exterior. Estas datas ainda não foram divulgadas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS