Facebook
17/10/2019 - 09h55m

UNITINS

AUGUSTINÓPOLIS: Projeto Navi, finalista do Prêmio Innovare, realiza atendimentos nesta quinta-feira

Acadêmicos e docentes vão atender no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis; comitiva do Instituto Innovare vai documentar as atividades

 

O Núcleo de Advocacia Voluntária Itinerante (Navi) é um projeto do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Câmpus Augustinópolis, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em atividade desde outubro de 2018. Ele tem como objetivo oferecer atendimento jurídico a pessoas carentes do município de Augustinópolis e região e conta com a participação dos professores do NPJ e dos acadêmicos matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado.

O professor responsável pelo NPJ e Navi, professor Irineu Vagner Junior Valoeis, explica que semanalmente o NPJ realiza atendimento no Fórum de Augustinópolis, e o projeto Navi, levando a estrutura do NPJ a campo, visa prestar esse mesmo serviço indo às comunidades e, para isso, são necessárias parcerias com as escolas.

Primeiramente, vamos nas escolas, nas comunidades e informamos antecipadamente as ações. Atendemos apenas quem não tem condições de contratar um advogado e fazemos esse atendimento de forma ativa, tirando dúvidas, acompanhando processos e ingressando com ações. Os atendimentos são feitos de acordo com as disciplinas que os acadêmicos estão estudando, e como nosso vestibular é anual, todo semestre altera-se as disciplinas do estágio. Atualmente, estamos trabalhando nas áreas do Direito do Consumidor, Criminal e Previdenciário”, destaca Valoeis.

Nesta quinta-feira, 17, o projeto Navi vai atender no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, das 8h às 11h e das 13h às 18h. Ocasião em que receberá a visita de uma comitiva do Instituto Innovare, sediado no Rio de Janeiro, com o objetivo de documentar as atividades. Um consultor do Instituto já esteve em Augustinópolis, em 12 de junho, para entrevistar o professor e conhecer as instalações do NPJ.

Concorrendo com um projeto do estado de São Paulo, o Navi é finalista do 16º Prêmio Innovare, maior premiação de boas práticas do judiciário brasileiro. A divulgação final ocorrerá no dia 3 de dezembro, no Salão Branco do STF, em Brasília.

Instituto e Prêmio Innovare

O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.

Desde a primeira edição, em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.

O Conselho Superior é composto por associações representativas de grande prestígio no mundo jurídico, como Associação de Magistrados Brasileiros, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Associação Nacional dos Defensores Públicos, Associação dos Juízes Federais do Brasil, da Associação Nacional dos Procuradores da República, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, além do Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, do ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, e do jornalista Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS