Facebook
12/09/2018 - 11h13m

UNITINS

AUGUSTINÓPOLIS: Projeto Cuidadores de Corpo e Alma realiza ações do Setembro Amarelo

Alunos e professores da Unitins do Câmpus de Augustinópolis dialogam e trocam experiências sobre o tema

No mês de conscientização para o combate ao suicídio, o curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) do Câmpus de Augustinópolis em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (Caps-AD) do município deu início às ações do Setembro Amarelo, com o projeto de extensão Cuidadores de Corpo e Alma.

O projeto, que ocorreu inicialmente em Augustinópolis, se estendeu a outros municípios do Estado pela necessidade de realizar intervenções nas escolas para a prevenção à automutilação, suicídio e uso abusivo de álcool e outras drogas, atitude recorrente entre os adolescentes da região do Bico do Papagaio.

Para Maikon Chaves de Oliveira, professor membro do Cuidadores de Corpo e Alma, as intervenções buscam conscientizar principalmente sobre a importância de se falar abertamente sobre o suicídio. “O assunto ainda é um tabu entre os jovens, muitos se fecham. Buscamos conscientizar esses jovens a lidarem com suas dificuldades e incentivamos a empatia, o se colocar no lugar do outro nessas situações”, afirma.

O psicólogo Antonio Monteiro, que acompanha as ações do grupo, destaca o interesse dos alunos em identificar quem passa por esse tipo de problema no seu círculo de amigos. “Ajudamos muito nesse sentido, levando a eles aspectos de mudança comportamental para serem observados e prevenir essa tragédia que é o suicídio”, comenta.

A abertura do evento ocorreu no dia 10 de setembro, data estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, na Escola Estadual Sampaio, no município de Sampaio.

A programação contou com peça teatral organizada pelos acadêmicos do 2º período de Enfermagem, palestra com o psicólogo do Caps, Antonio Monteiro da Silva, e mesa-redonda, composta pela secretária municipal de Saúde de Sampaio, Deusina Marinho Pereira, pelo psicólogo Antonio e os professores Janayna Viana, Renata de Sá e Maikon Chaves.

Próximos eventos

No dia 16 de setembro as ações serão voltadas ao município de Augustinópolis, em um evento aberto à comunidade na feira coberta do município. O encerramento, no dia 27, será em São Sebastião do Tocantins, no Colégio Estadual Ireo Oliveira Sousa e em Buriti do Tocantins, no Colégio Estadual Buriti. Confira a programação:

Buriti do Tocantins

8h – Abertura e composição de mesa

8h30 – Apresentação teatral com a turma do 2º período de Enfermagem da Unitins

9h30 – Mesa-redonda com docentes da Unitins e equipe do Caps/ Tema: Conscientização para a prevenção do suicídio.

10h30 – Esclarecimento de dúvidas e depoimentos

12h – Encerramento

São Sebastião do Tocantins

14h – Abertura e composição de mesa

14h30 – Apresentação teatral com a turma do 2º período de Enfermagem da Unitins

15h30 – Mesa-redonda com docentes da Unitins e equipe do Caps/ Tema: Conscientização para a prevenção do suicídio.

15h30 – Esclarecimento de dúvidas e depoimentos

17h – Encerramento

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS