UNITINS
A visita do CEE teve o objetivo de avaliar e renovar o reconhecimento do curso e ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro.
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis recebeu a visita in loco de membros do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO) nos dias 24 e 25 de setembro. O objetivo da visita foi avaliar e renovar o reconhecimento do curso de Ciências Contábeis.
Para que esse processo ocorra, os avaliadores verificam três dimensões, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que estão presentes no Relatório de Avaliação Externa: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, destacou que a visita do conselho gera um impacto positivo no câmpus ao proporcionar melhorias na infraestrutura, nas condições pedagógicas e na gestão do curso, fortalecendo o compromisso com a qualidade do ensino. “Esse processo também beneficia diretamente a comunidade acadêmica e promove um ambiente educacional mais estruturado. A vistoria do Conselho Estadual do Tocantins é crucial para garantir que o curso de Ciências Contábeis da Unitins atenda aos critérios de qualidade exigidos para a renovação de reconhecimento. Essa visita assegura que o curso está em conformidade com as diretrizes acadêmicas e estruturais, visando à melhoria contínua. Além disso, contribui para a manutenção da credibilidade da instituição e para a formação de profissionais qualificados”, afirmou a coordenadora.
Para a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, essa avaliação minuciosa serve como um termômetro da qualidade do ensino oferecido e da adequação do curso às normas e diretrizes estabelecidas. “Receber a avaliação do CEE é sempre muito importante para a universidade. A partir do trabalho cuidadoso que os conselheiros desempenham e dos direcionamentos que as avaliações proporcionam, garantimos a manutenção dos processos internos, cumprindo os padrões estabelecidos para uma formação adequada dos nossos alunos. Considerando o histórico da Unitins e do curso de Ciências Contábeis, bem como as metas estabelecidas pela instituição, reconhecemos que estamos no caminho certo e que os bons resultados virão como consequência de todo o trabalho realizado”, mencionou a diretora.
Em consonância com a direção do Câmpus Augustinópolis, a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski, comentou a importância das visitas do Conselho Estadual para a avaliação dos cursos de graduação. “Essas ações promovem a possibilidade de espelhar a qualidade dos cursos nos aspectos pedagógicos e estruturais, além de ampliar o compromisso da gestão da Reitoria e Pró-Reitorias com a formação de nível superior que a universidade desenha. Com certeza, essa visita impactará positivamente e contribuirá para o aprimoramento do processo qualitativo de formação em Ciências Contábeis, visto que o curso é conduzido de forma exemplar pela coordenação e o corpo docente. Esperamos uma renovação de nota que espelhe todo o trabalho competente que fazemos na nossa IES.”
Crescimento
A última vistoria do CEE, realizada no curso de bacharelado em Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis, ocorreu em 2021, trazendo um resultado favorável com nota 4,18, reforçando a continuidade e a qualidade do ensino oferecido. O objetivo do curso é formar profissionais aptos a desempenhar com eficiência e eficácia os trabalhos inerentes à profissão contábil, com uma visão sistêmica e holística, visando a uma sociedade justa e sustentável.
Para a vice-reitora da Unitins, professora doutora Darlene Teixeira Costa, essas avaliações do conselho proporcionam o crescimento da Unitins no âmbito acadêmico e de gestão, além de oferecer um ensino cada vez melhor aos acadêmicos. “Agradecemos toda a equipe do Conselho Estadual que esteve conosco no processo de verificação para a renovação do reconhecimento do curso de Ciências Contábeis. Nossa gestão valida e valoriza essas avaliações, pois acreditamos que, por meio delas, estamos crescendo cada vez mais. Durante a reunião final com os conselheiros e com a equipe de gestão da universidade, ficamos imensamente felizes com as considerações de todos, que validaram e exemplificaram as ações que já vêm sendo desenvolvidas pela universidade de forma muito positiva, auxiliando consideravelmente na formação integral dos nossos acadêmicos, explicitada no nosso PDI. Isso nos motiva cada vez mais a ampliar todas as ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, para que possamos consolidar o ensino superior gratuito e de qualidade na nossa universidade.”
O processo de renovação do reconhecimento dos cursos só é aprovado após a verificação da Comissão, que avalia toda a estrutura física, como salas de aula, laboratórios, sala de professores, acervo bibliográfico, além de outras repartições, como a Secretaria Acadêmica do câmpus. Durante o processo, também são realizadas reuniões com os docentes e discentes de cada curso avaliado, além de um encontro com os gestores da instituição. Esse último encontro aconteceu de forma online.