Facebook
06/10/2021 - 15h35m

UNITINS

AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmicos de Enfermagem participam de aula prática sobre parada cardiorrespiratória

Atividade ocorreu dentro da disciplina de Urgência e Emergência.

Aula prática aconteceu no auditório do Câmpus da Unitins com bonecos simuladores (Fotos: Ananda Portilho)

Cerca de 50 alunos do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram de uma aula prática na disciplina de Urgência e Emergência, na tarde desta segunda-feira, 04. A programação começou com uma palestra ministrada pelo professor e enfermeiro emergencista Weverton Augusto Oliveira, convidado pela professora da disciplina, Késia Chaves da Silva.

O tema da aula prática foram os problemas cardiovasculares, com enfoque na parada cardiorrespiratória. “Uma parada [cardiorrespiratória] requer uma pronta resposta da equipe, um bom preparo para o atendimento, obedecendo uma série de protocolos. Uma vez que os profissionais sigam corretamente esse protocolo, a probabilidade de reanimar o paciente, de restabelecer sua vida, é bem maior. Por isso, a importância dessa aula para que os acadêmicos consigam interagir com a gente e realmente absorver o conteúdo, colocando em prática mesmo que seja com os manequins. Eles mostram para a gente que assimilaram bem a teoria apresentada”,  destaca o professor convidado.

Para quem participou, a iniciativa da programação está mais que aprovada. É o que diz o acadêmico do 8º período de Enfermagem, Victor Eleres. “É muito enriquecedor porque na Saúde é necessário que haja uma educação contínua. Com o tempo a gente vai esquecendo. Eu, por exemplo, sou do 8º período e tudo o que estamos praticando aqui hoje eu vi no 3º período. Não me recordava da maioria das coisas. Algumas questões também foram atualizadas, então eu acho essencial que haja essa educação contínua”, diz o aluno.

Nossa intenção é justamente trazer um conhecimento maior para os alunos, uma forma de aprendizado melhor, mais descontraída, bem dinâmica, de modo que eles consigam assimilar melhor o conteúdo teórico associando à prática e trazendo professores convidados com uma visão, uma experiência grandiosa dentro do ambiente hospitalar”, pontuou a professora Késia Chaves da Silva, organizadora do aulão.

Palestra ministrada pelo professor e enfermeiro emergencista Weverton Augusto Oliveira (Foto: Ananda Portilho)

O encontro reuniu estudantes de diversos períodos do curso. Para a acadêmica Nathielle Vieira, o momento também foi importante para a integração entre os estudantes. “É um momento importante não apenas para a parte do conhecimento, mas também para a interação entre as turmas. Às vezes, no dia-a-dia das aulas não há tanto tempo para fazer uma prática intensiva como essa. Acho importante dar esse conhecimento a mais para o acadêmico para que ele se sinta mais preparado”, ressaltou a estudante do 6º período de Enfermagem.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS