Facebook
12/05/2022 - 15h03m

TEORIA À PRÁTICA

AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmicos de Enfermagem e Medicina da Unitins fazem atendimentos na Agrotins

Do Câmpus Augustinópolis, alunos aproveitaram exposição para unir teoria à prática.

Acadêmicos e docentes do curso de Medicina em atendimento na Agrotins 2022 (Foto: Josiane Mendes)

Unindo a teoria à prática, acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina, do Câmpus Augustinópolis,  da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizaram atendimentos gratuitos na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) nesta quarta-feira, 11, na Vitrine Agrotecnológica da Unitins.

Visitante da feira, Yorrana Batista de Abreu, 24 anos, aproveitou para aferir a pressão arterial e se surpreendeu ao saber que, mesmo medicada, continua elevada. Yorrana saiu da mesa de atendimento com um encaminhamento para o cardiologista. “Eu tomo medicação, mas ainda assim sinto muitas dores de cabeça”, relatou.

A produtora rural Jacira Leite, 56 anos, de Araguaína, também quis saber se a pressão arterial estava dentro da média. “Aproveitei para saber se a saúde está boa e garantir que continue assim”, disse.

Os acadêmicos de Medicina, do 1º e 2º períodos, também aferem temperatura e fazem pré-diagnósticos, devido à presença de um médico. “A gente consegue fazer com que os pacientes que tenham comorbidades possam ter o tratamento deles agilizados. Saem daqui com encaminhamento para um especialista. Nosso atendimento aqui é demonstrando o trabalho dos acadêmicos e também para eles aprenderem, e ainda oferecer um atendimento mais rápido do que o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o professor e coordenador do curso de Medicina, Victor Giovaninno.

Práticas Integrativas

Massoterapia e ventosaterapia são oferecidos por acadêmicos de Enfermagem

Os acadêmicos do curso de Enfermagem trouxeram para Agrotins 2022 ações de dois projetos de Extensão – Cuidados com Saúde Mental e Práticas Integrativas. Na sala de atividades, os visitantes receberam massoterapia, ventosaterapia e auriculoterapia. “Esses atendimentos visam o bem-estar físico e mental das pessoas que vierem a ser atendidas por nós.  E para os nossos acadêmicos, eles conseguem relacionar a teoria com a prática”, destaca a professora e coordenadora do curso de Enfermagem, Hanari Santos de Almeida Tavares.

Acadêmica do 9º período de Enfermagem, Danyelle Lorranne Silva Macedo fala sobre a experiência com atendimentos. “Está sendo ótima essa participação, porque quando tivemos essa disciplina estávamos no meio da pandemia e só conseguimos treinar nos próprios colegas. Agora, estamos podendo treinar em vários corpos e terapias diferentes, saímos da zona de conforto”.

Prática de auriculoterapia em paciente durante a Agrotins 2022

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS