Facebook
21/08/2017 - 09h06m

NESTA QUARTA-FEIRA, 23

Assembleia reúne prefeitos para definir destino do empréstimo do Governo junto à Caixa

Vieira de Melo

Deputados defendem mais recursos para os municípios

Uma reunião conjunta de trabalho para definir a distribuição dos recursos do empréstimo de $ 453.240,00 mi pleiteado pelo Governo junto à Caixa Econômica Federal acontecerá nesta quarta-feira, 23, às 15 horas, no auditório da Assembleia Legislativa. Participarão do encontro deputados, prefeitos, o gerente regional da instituição financeira, Vandeir da Silva, que representará a Superintendência do banco no Tocantins, e o secretário de Planejamento do Estado, David Torres, representando o governador Marcelo Miranda (PMDB).

Os pedidos de aprovação dos recursos solicitados pelo governo do Estado junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, cerca de 600 milhões de reais, chegaram ao Parlamento para apreciação e votação dos deputados sem dados suficientes sobre sua aplicação e destinação. A direção da Casa solicitou ao Governo do Estado e aos bancos informações detalhadas quanto à aplicação dos recursos, taxas de juros e prazos de pagamento.

Anexo da Assembleia

Dentro do valor buscado pelo Governo junto às instituições financeiras estava prevista a aplicação de 50 milhões de reais para a construção do anexo do próprio legislativo. O presidente da Casa, Mauro Carlesse (PHS), propôs a distribuição igualitária do valor entre os municípios. A proposta foi bem recebida por deputados e prefeitos, que a partir daí se mobilizaram para que houvesse uma destinação de recursos maior a cada cidade tocantinense.

Empréstimo do Banco do Brasil

Os deputados já aprovaram o pedido de empréstimo no valor $ 146 milhões, o que garantiu investimentos para a construção de obras estruturantes, como a ponte de Porto Nacional, o Fórum e o Hospital Geral de Araguaína, e a ampliação do Hospital Geral de Palmas, campi da Unitins na região do Bico do Papagaio, entre outras.

Os deputados e os prefeitos buscam o consenso com o governo do Estado, com aval da direção da Caixa Econômica Federal, a fim de ampliar o montante dentro da operação de mais de 453 milhões para aplicação nos municípios que, até o momento, só têm garantidos os recursos antes destinados à ampliação da sede da Assembleia.

A reunião desta quarta-feira é esperada com grande expectativa por prefeitos e deputados, que se empenharam para que os municípios fossem mais bem contemplados nos investimentos do governo do Estado. O Executivo já vem acenando positivamente no sentido de atender à reivindicação dos parlamentares estaduais e dos dirigentes municipais. O encontro será feito de forma aberta e franca, de acordo com o presidente Mauro Carlesse.

”Esperamos que o Governo, além de transferir os 50 milhões destinados à construção do anexo do Legislativo para atender à municipalidade, invista ainda mais em obras que tragam mais qualidade de vida à população do interior do Estado”, concluiu Carlesse.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS