Facebook
29/09/2021 - 10h26m

UNITINS

ARAGUATINS: Roda de conversa com acadêmicos do curso de Pedagogia discute desafios da Educação Infantil em tempos de pandemia

Evento virtual reuniu acadêmicos de vários períodos curso de Pedagogia da Unitins Câmpus Araguatins, e contou com a presença de palestrante internacional.

Câmpus da Unitins de Araguatins (Foto: Divulgação)

A pandemia trouxe inúmeros desafios para educadores e para a Educação. Pensando nesse assunto, os acadêmicos do curso de Pedagogia do Câmpus Araguatins participaram da roda de conversa sobre “Educação Infantil em Tempo de Pandemia: Desafios e Perspectivas”, realizada pela professora mestre Maria Ovídia Muniz Portilho. O evento integra os conteúdos teóricos e práticos da disciplina de Fundamentos e Organização da Educação Infantil.

A roda de conversa aconteceu no último dia 17 de setembro pela plataforma Google Meet. A programação contou com a participação do palestrante internacional Vital Didonet, especialista em Educação Infantil e Políticas para primeira infância, que parabenizou a Universidade pela iniciativa que, segundo ele, é necessário que as universidades promovam momentos como esse para ampliar o universo do conhecimento, principalmente nos cursos de Pedagogia que também atuam nessa modalidade de ensino.

Estiveram presentes acadêmicos do 4º e 6º e 8º períodos do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins. Para o acadêmico Wescley Melo, do 4° período, “a discussão proporcionada pela roda de conversa on-line mostrou os dois lados da educação em tempos de pandemia. Nos mostrou os lados positivos e negativos e o quanto foi desafiador para docentes e discentes se adequarem sobre um novo parâmetro e modelo de Educação, e nos fez refletir que não devemos ficar estagnados em um único modelo de ensino, pois apesar de todo o conflito que foi gerado, a tecnologia foi um grande elo com a educação e ela jamais pode deixar de ser vista ou posta de lado”, comentou o estudante.

Os acadêmicos destacam também a importância de entender o papel importante do educador. “Foi de fácil entendimento, aprimorou mais ainda o saber, disponibilizando a nós uma experiência a mais. Quando o professor Vital Didonet abordou a importância e a necessidade do educador na vida dos alunos, deixou bem explícito que o (ser) professor vai muito além do que os pais imaginam”, pontuou a acadêmica Evillin Cristina da Silva Pinto, do 4° período.

A abordagem do professor Vital sobre a educação infantil na pandemia foi de total importância, visto que com as escolas de ensino infantil fechadas, o trabalho de cuidar e educar dos filhos dobrou”, acrescentou a acadêmica Evilyn Victória, também do 4º período.

Para a professora Maria Ovídia Muniz Portilho, esse momento veio ao encontro de muitos questionamentos debatidos durantes os estudos da disciplina sobre as dificuldades encontradas durante as aulas remotas, favorecendo significativamente para a compreensão do novo normal de ensinar e aprender.

O diálogo mostra que a reconstrução do fazer pedagógico é constante. Freire (1996) preconiza que quando se refere à prática como sendo um dos principais momentos na formação do professor: é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática e o momento só mostra a capacidade que o professor tem de se reinventar diante das excepcionalidades”, acrescentou a coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Aquenubia Gonçalves da Silva.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS