Facebook
22/02/2017 - 23h23m

APOIO

ARAGUATINS: IFTO participa de reunião com prefeito para discutir doação de terreno à Associação de Catadores

Nesta quarta-feira, 22, o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), deu mais um importante passo no sentido de auxiliar no fortalecimento da coleta seletiva no município de Araguatins.

A unidade de ensino promoveu juntamente à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA), Associação dos Comerciantes e Industrias de Araguatins (ACIAT), Secretária Municipal de Governo e Relações Institucionais, Batalhão da Polícia da Militar e Sebrae uma reunião para solicitar ao prefeito de Araguatins, Claudio Santana, a doação de um terreno para construção de uma sede destinada à ACMRA . A solicitação foi feita, por meio de ofício, entregue ao prefeito pelas mãos do presidente da ACMRA, Osmando de Sousa.

Segundo Osmando, a construção da sede definitiva facilitará o armazenamento e comercialização de todo o material recolhido pelos catadores, influenciando positivamente todo o processo de reciclagem realizado pela associação e promovendo benefícios para o município.

Durante a reunião, o prefeito afirmou que sua gestão tem interesse em apoiar iniciativas em defesa do Meio Ambiente, que possibilitem mais qualidade de vida à população de Araguatins, com a destinação correta do lixo e coleta seletiva. Ele se comprometeu a prospectar uma área que possa ser doada e que venha atender às necessidades da ACMRA. Após esse levantamento, a proposta de doação será encaminhada a Câmara Municipal de Vereadores de Araguatins para aprovação.

Vale destacar que a ACMRA é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pelo Campus Araguatins, com o título: “Incentivando à implantação de coleta seletiva no município de Araguatins, por meio da estruturação de uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis”.O projeto tem como parceiros: Batalhão da Polícia da Militar de Araguatins, ACIAT, Câmara Municipal de Araguatins, Prefeitura de Araguatins, Sebrae e Rádio Sucesso FM.

Os resultados desse projeto já são significativos, por meio da sua proposta, foi implantado o primeiro posto de coleta seletiva da cidade no mês de agosto de 2016 e criada a Associação de Catadores de Matérias Recicláveis de Araguatins em novembro do mesmo ano.

A coordenadora do projeto, Raimunda Vieira, afirma que a iniciativa tem promovido a inclusão social, a melhoria das perspectivas de trabalho e produção dos catadores, permitindo o redesenho do processo de produção bem como o aumento da capacidade produtiva dos catadores.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS