Facebook
19/11/2018 - 12h10m

RHENAN CAUÊ

ARAGUATINS: Educação e SBH certifica vencedor do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase

Redação

Rhenan Cauê, e mais 2 estudantes foram certificados pela SBH por participarem do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase

O estudante  de Araguatins, Rhenan Cauê, foi certificado pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) por participar do concurso de vídeos #TodosContraaHanseníase. A cerimônia de certificação aconteceu no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, durante o encerramento do 15º Congresso de Hansenologia. Além da certificação e uma maleta de química, o vencedor ganhou um intercâmbio cultural em Palmas, com visitas a pontos turísticos.

O concurso foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a SBH, com o objetivo de promover na comunidade escolar reflexões sobre as causas e consequências da hanseníase. As produções dos alunos passaram por três etapas de seleção, nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) e na Seduc.

Terceiro colocado na disputa, Rhenan Cauê, de Araguatins, destacou em sua produção os índices da doença no país

Terceiro colocado na disputa, Rhenan Cauê, da Escola Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, destacou em sua produção os índices da doença no país. O aluno contou que o vídeo foi feito a uma hora do prazo da entrega e teve a ajuda da mãe, que também é professora na unidade. Ana Cláudia Barbosa disse que sempre incentiva o filho a participar destas ações. Conforme a professora, o tema é muito relevante e a disseminação da informação ajuda a quebrar tabus. Para ela, “a participação efetiva dos alunos mostra que as unidades educacionais vêm desenvolvendo um bom trabalho, e conhecer a Capital, como premiação, é uma forma de valorizar a cultura local”.

 Adriana Aguiar, gestora da Seduc, destacou a experiência dos alunos, que ela considerou como única. “Quando a proposta nos foi apresentada, pensamos como envolver crianças em uma temática tão complexa, mas os resultados foram surpreendentes. Hoje, estes alunos atuarão como disseminadores, pois estudar o assunto amplia o conhecimento e muda a perspectiva sobre a doença. Eles serão agentes de transformação da comunidade em que estão inseridos. Gostaria de parabenizar os meninos, os professores e todos os envolvidos neste processo”, concluiu.

A superintendente de Desenvolvimento da Educação, Eusamar Araújo de Sousa, salientou o compromisso da Seduc na formação integral do aluno. “Não tenho dúvida de que a parceria com a SBH, na realização do concurso de vídeos #TodosContraaHanseniase, promoveu uma mobilização em todo o Estado, proporcionando a disseminação de informações importantes acerca da doença. Com isso estamos contribuindo para eliminar este mal que afeta a sociedade”.

Os vídeos produzidos pelos alunos serão utilizados pela Sociedade Brasileira de Hansenologia para divulgação do trabalho desenvolvido no País.

Encontro

A secretária visitou os alunos, na manhã deste sábado, para parabenizá-los pelo trabalho e iniciativa. O grupo socializou projetos, explicou como foi feita a elaboração dos vídeos e comentou sobre o conteúdo estudado.

Além de participarem de palestras no 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Hansenologia, os alunos e acompanhantes visitaram o Palácio Araguaia, o Parque Cesamar e a Praia da Graciosa. A convite da secretária, o grupo assistirá à exibição do espetáculo Cidade dos Porquês, que será apresentado por estudantes que compõem o grupo do Balé Popular do Tocantins.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS