Facebook
23/09/2021 - 15h33m

SOLENIDADE

ARAGUATINS: Colégio Estadual Osvaldo Franco realiza formatura para estudantes privados de liberdade

Redação

A solenidade foi realizada na Unidade Penal de Araguatins, onde funciona uma extensão do Colégio Estadual Osvaldo Franco.

Evento foi realizado na Unidade Penal de Araguatins (Foto: Divulgação/Seduc)

Garantir o acesso à educação a todos os tocantinenses esse é um dos objetivos do trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Dentro dessa política, o Colégio Estadual Osvaldo Franco e a Unidade Penal de Araguatins realizaram nessa quarta-feira, 22, a solenidade de formatura dos alunos privados de liberdade, concluintes do 9° ano, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A extensão do Colégio Estadual Osvaldo Franco, na Unidade Penal de Araguatins, possui turmas de escolarização de 1° e 2° segmentos EJA, dentro da unidade penal. A solenidade de formatura, que contou com a participação de várias autoridades, marca a conclusão do 2° segmento EJA de três alunos do sistema prisional, o que corresponde à conclusão do 9° ano.

Os presentes destacaram, em suas falas, a importância da parceria entre a Seduc e a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), no que diz respeito ao tratamento dispensado às pessoas privadas de liberdade. Para a pedagoga Kelyane Santos, responsável pelos processos pedagógicos dentro da Unidade Penal, a solenidade foi um bonito momento. “Coroou todo um trabalho de parceria que vem sendo realizado junto às pessoas privadas de liberdade”.

Um dos formandos, que cumpre pena no regime semiaberto, afirmou, durante a solenidade, que a escola tem transformado a sua vida. Ele contou que as experiências vivenciadas em sala de aula têm lhe ajudado a aprimorar seus conhecimentos. “Ajuda a desenvolver minha profissão com mais qualidade e dedicação”. 

A coordenadora do Colégio Estadual Osvaldo Franco, professora Fernanda Cruz, afirmou que a educação, além de remir a pena, é um meio transformador de vidas. "A educação tem o poder de transformar pessoas, parafraseando o gigante Paulo Freire, isto significa dizer que a pessoa que tem acesso à educação é inevitavelmente tocado”, apontou.

Projeto

Para além da educação formal, o trabalho realizado pela equipe do Colégio Estadual Osvaldo Franco também realiza projetos como o Clube de Leitura Ler para Libertar, um clube de leitura para as pessoas privadas de liberdade. O projeto vem sendo desenvolvido regularmente, inclusive no mesmo dia da solenidade de formatura, no turno vespertino, os privados de liberdade, participantes do clube de leitura, acompanhados da professora Fernanda Santos, participaram da 2ª Jornada de Leitura no Cárcere, um evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Observatório do Livro. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS