Facebook
13/05/2022 - 20h30m

UNITINS

ARAGUATINS: "Círculo Literário de CiberLeitura" e "Histórias da Ilha" são apresentados na Agrotins

Os projetos são desenvolvidos pelo curso de Letras do Câmpus da Unitins de Araguatins.

Voluntários apresentam o projeto Histórias da Ilha, coordenado pela professora Luama Socio (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

O curso de Letras, do Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) apresentou, na quarta-feira, 11, no Circuito Didático da Unitins na 22ª edição da Agrotins, dois projetos de Extensão: “Círculo Literário de CiberLeitura” e “Histórias da Ilha”, ambos coordenados pela professora doutora Luama Socio.

O Círculo Literário de Ciber Leitura, explica Luama, é um projeto voltado à comunidade externa com ênfase numa leitura mensal de algum clássico, de uma obra importante. “Esse grupo funciona em ambiente virtual, por meio do perfil no Instagram @ciberleitura, do canal no Facebook “Círculo Literário de CiberLeitura” e, também, pelo WhatsApp.Quem quiser participar é só solicitar que incluímos o número no grupo do WhatsApp. Todo mês realizamos um bate-papo pelo Google Meet para discutir a obra lida. Isso contribui para a formação das pessoas de fora e de dentro da universidade. Amplia o repertório cultural, literário e amplia a imaginação das pessoas”.

O outro projeto é o “Histórias da Ilha”, que pesquisa e documenta a vida do Quilombo Ilha de São Vicente, do município de Araguatins. A Ilha de São Vicente é a segunda maior ilha fluvial do Brasil, sendo habitada por ex-escravizadas desde 1887.

Fomos ao Quilombo Ilha de São Vicente ouvir as histórias que eles tinham para contar da vida deles, que é a vida de todo mundo, é a tradição do Brasil. É nossa tradição africana misturada com a nossa tradição indígena, pois os africanos que foram para a Ilha em 1887, se casaram com indígenas das etnias Arara e Apinajé que já habitavam esse território e formaram essas comunidade. Nós registramos essas histórias no site históriasdailha.com e também gravamos eles contando essas histórias. Então, pode-se ler ou ouvir as histórias”, explicou Luama.

Luama explicou, ainda, que “o projeto, embora já esteja completo, terá continuidade. Ouvimos mais histórias e vamos incluir no site. O Histórias da Ilha é muito importante porque é um projeto que vai ao encontro da identidade do Tocantins, pois é um núcleo de cultura tocantinense com mais de cem anos. São histórias que precisamos valorizar e preservar”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS