Facebook
01/10/2021 - 15h20m

IFTO

ARAGUATINS: Acadêmicos de Ciências Biológicas e Computação devem preencher formulário para garantir participação no Enade

Exame ocorrerá dia 14 de novembro e participação dos estudantes selecionados é obrigatória.

Acadêmicos cursos de Ciências Biológicas e Computação do IFTO de Araguatins devem preencher formulário para garantir participação no Enade

Neste ano os acadêmicos do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), matriculados nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação irão participar do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Como ação obrigatória e prévia à prova, deverão realizar o preenchimento do Questionário Estudantil até o dia 13 de novembro por meio do link . Após realizar o login por meio de sua conta Gov.Br. o estudante deverá complementar os seus dados pessoas exigidos nas abas “Cadastro do Estudante” e logo em seguida em “Questinário do Estudante”. A orientação é que os inscritos utilizem o navegador Chrome para acessar o sistema Gov.Br.

As provas do Enade 2021, terá duração total de 4 (quatro) horas, e será composta por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente específico próprio de cada área de avaliação. A sua realização está prevista para o dia 14 de novembro de forma presencial no município de funcionamento do curso. Os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação da prova terá início às 13h30 (horário de Brasília-DF) e término às 17h30 (horário de Brasília-DF), em todos os estados e no Distrito Federal.

As provas do Enade serão elaboradas com base nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, em dispositivos normativos e legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e atinentes às áreas de avaliação.

Enade

Instituído pela Lei 10861/2004, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes foi criado com o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Além do Enade, as respostas do Questionário do Estudante, componente que deve ser preenchido antes da prova, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e condição necessária para a conclusão do curso de graduação conforme determina o § 5o do art. 5o da Lei no 10.861, de 2004, e o § 1o do art. 39 da Portaria Normativa MEC no 840, de 2018.A realização do exame é efetuada pelo INEP anualmente a estudantes das áreas selecionadas.

O edital do Enade alocada os acadêmicos como ingressantes ou concluintes tendo em vista a carga horária integralizada. São considerados INGRESSANTES os alunos do primeiro ano e matriculados no ano da avaliação; são considerados CONCLUINTES aqueles estudantes do último ano que tenham integralizado mais de oitenta por cento (80%) para bacharelados e licenciaturas ou mais de setenta por cento (70%) nos cursos superiores em tecnologia (CST) da carga horária total do curso. Os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pelas IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2021, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep, já os estudantes concluintes habilitados, devidamente inscritos pelas IES, ficam convocados para participação no Enade 2021

Você encontra o edital completo e a lista dos alunos inscritos por meio dos links abaixo:

Inscritos – Lic em Ciências Biológicas

Inscritos – Lic em Computação

Edital do ENADE

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS