Facebook
13/03/2018 - 14h20m

OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL

Alunos e professores do Bico interessados em participar da 10ª edição da ONHB tem até a próxima terça para se inscreverem

Redação

Alunos e professores do Bico do Papagaio, interessados em participar da edição 2018 da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), tem até o dia 20 de março, para se inscrever na competição educacional. Neste ano a competição, que chega a sua 10ª edição, conta com sete etapas, entre provas on-line nas seis primeiras e avaliações presenciais na última, que será realizada em agosto em Campinas-SP. Podem participar alunos do oitavo e nono anos do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, além de professores de História. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizar um cadastro e seguir os passos para efetivar a inscrição.

Quem pode participar

Podem participar alunos do oitavo e nono anos do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, além de professores de História das escolas da rede pública e privada.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História.  Em suas nove edições a ONHB firmou-se como uma empolgante competição para equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Com um formato original, a competição é realizada por equipes compostas por quatro pessoas, sendo três estudantes, que podem estar em diferentes anos, e o professor de História da unidade de ensino. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

Uma novidade para a edição 2018 é a realização das fases on-line. Consistirá, assim, de seis fases on-line que duram uma semana cada uma, com questões e tarefas diversas. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores.

Formação

A ONHB prevê ainda um programa voltado à formação de professores. Neste ano, o 5° Curso de Formação tem como tema Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais, que será realizado entre os dias 1º de março e 10 de maio. Esta competição do conhecimento é projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Realização

Esta competição do conhecimento é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Saiba maxo.is no site abai

Fonte: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas/onhb10/home

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS