Facebook
18/04/2019 - 22h41m

REPRESENTANTES DE CENTROS ACADÊMICOS

Alunos do Câmpus de Augustinópolis se reúnem em Palmas para discutir criação do DCE da Unitins

Com informações da Ascom

Alunos dos Câmpus de Augustinópolis, Palmas e Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) se reuniram na Sede Administrativa da instituição nesta quinta-feira, 18, para discutirem a criação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Unitins, uma instância representativa dos acadêmicos. Os alunos que participam da discussão são os representantes dos Centros Acadêmicos (CA) de cada curso/câmpus e do Diretório Acadêmico (DA) do Câmpus Palmas.

No início da manhã os alunos foram recepcionados por membros da Gestão da Unitins e participaram de um café da manhã na Reitoria. Da equipe gestora estavam o reitor Augusto Rezende, a vice-reitora Darlene Castro, o pró-reitor de Graduação, Fred Newton; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente; o pró-reitor de Administração e Finanças, Daniel Bardal; a coordenadora do Pibic, Lêda Benevides Silva, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; a diretora de Ensino, Elizabeth Toledo; a diretora de Extensão, Alessandra Ruita; e a coordenadora de Assuntos Estudantis e Esportes (Proex), Ana Márcia Gurski.

A Coordenação de Assuntos Estudantis e Esportes, setor vinculado à Proex, tem reforçado o elo entre os acadêmicos e a instituição, principalmente intermediando demandas junto à Reitoria. “Mantemos uma relação muito boa e agradável com os alunos. Eles trazem as demandas dos câmpus e, juntamente à Gestão, nós buscamos viabilizar aquilo que é solicitado, dentro das possibilidades da instituição”, pontua a coordenadora do setor, Ana Márcia Gurski.

A presidente do Diretório Acadêmico (DA) do Câmpus de Palmas, Carolina Aguiar, explicou que “hoje nós vamos fazer o Conselho de Entidade de Base, que é para iniciar a fundação do DCE. Vamos montar a Comissão Eleitoral, aprovar o Estatuto e a partir daí dar seguimento à construção do DCE. Esse encontro é muito importante pois nós, na Unitins, nunca tivemos o DCE, uma representação de todos os câmpus e que desse legitimidade às demanda que nós temos”.

Com a criação do DCE, a hierarquia da representação estudantil deve ser a seguinte:

- DCE

- DA de cada Câmpus

- CA de cada curso/Câmpus

Em sua fala de recepção aos alunos, o reitor Augusto Rezende pontuou o esforço da gestão para viabilizar o encontro, com pagamento de diárias aos acadêmicos dos câmpus de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis, de modo a fortalecer o elo estudantil e contribuir para a criação do DCE. Para ele, a representação estudantil é imprescindível para o desenvolvimento da universidade como um todo.

Após o café da manhã os alunos fizeram uma rápida visita para conhecer e saber onde ficam os setores da sede administrativa. Eles também visitaram o estúdio da emissora de rádio da Unitins, a 96 FM. Os acadêmicos seguirão reunidos durante todo o dia na sede administrativa, em Palmas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS