Facebook
11/08/2018 - 22h28m

PRESENTE DO DIA DO ESTUDANTE

Aluno de Tocantinópolis participará de palestra ministrada pelo cartunista Maurício de Sousa

Redação

Aluno Michael Ribeiro, do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis,

O dia 11 de agosto é uma data especial para toda a comunidade escolar no Brasil, pois é celebrado o Dia do Estudante em todo o território nacional, lembrando a importância daqueles que são o principal foco das ações e políticas públicas voltadas à educação. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) comemorará a data de uma maneira muito especial junto aos estudantes e professores. Dentre estes, está o aluno Michael Ribeiro, do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, que participará desta grande comemoração.

No próximo dia 24, uma sexta-feira, o cartunista e escritor Maurício de Sousa estará em Palmas ministrando uma palestra e batendo um papo criativo com os estudantes da Educação Básica do Tocantins  no Colégio Estadual de Tempo Integral Elisângela Glória Cardoso, na cidade de Palmas. Os estudantes poderão ouvir um pouco das histórias do criador da Turma da Mônica, além de interagir com um dos maiores cartunistas brasileiros.

O aluno Michael Ribeiro se emocionou com a possibilidade de realizar um sonho de infância com a vinda do cartunista ao Tocantins. “Sempre gostei de quadrinhos e de desenhar. O Maurício é minha maior inspiração. Saber que posso ter a chance de conhecer meu ídolo é inacreditável. Essa notícia foi o melhor presente que eu poderia ganhar no Dia do Estudante”, relatou o educando do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis.

O evento é voltado para cerca de 1000 expectadores, entre crianças, adolescentes e adultos, estudantes, contará ainda com desenhos feitos pelo próprio Maurício durante a palestra que durará cerca de 40 minutos. Após a apresentação, o cartunista receberá um grupo de 50 estudantes  em um momento de autógrafos.

Os estudantes se surpreenderam com a notícia da vinda do cartunista ao Estado

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, fez o anúncio do evento enquanto participava do  primeiro Aulão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Tocantinópolis. Segundo ela, a palestra com o criador de personagens como Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e o dinossauro Horácio será um importante momento para o incentivo à leitura entre os estudantes. “Maurício de Sousa é um dos maiores escritores para crianças e adolescentes no Brasil. Quem é adulto hoje teve uma grande chance de iniciar no mundo da leitura pelos quadrinhos produzidos por ele. Por isso esse momento é tão especial, pois vemos que sua obra continua atual e amada pelas várias gerações ainda nos dias de hoje”, completou.

A secretária destacou também a importância de se comemorar o Dia do Estudante, mas sem deixar de pensar nesse público durante o ano todo. “Nós devemos sempre trabalhar tendo como meta uma educação inclusiva, de qualidade e que permita aos nossos estudantes sonhar e se preparar para o futuro”, celebrou.

Como participar

As orientações para que o estudante possa garantir sua vaga no evento estarão disponíveis no site da seduc/To www.seduc.to.gov.br

Inscrições abertas de 15 a 20 de agosto.

Na escola

As escolas da rede estadual também têm realizado eventos em comemoração ao Dia do Estudante em todo o Estado. Em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, a Escola Estadual Osvaldo Franco realizou na manhã desta sexta-feira, 10, um momento voltado exclusivamente para os alunos. Durante toda a manhã, as equipes da unidade de ensino recepcionaram e desenvolveram atividades lúdicas e educativas como forma de lembrar a data. “Estamos felizes em proporcionar esse momento aos nossos alunos. Ver a alegria e o envolvimento deles em cada ação é compensador”, frisou a coordenadora pedagógica Valdirene Martins.

Já a estudante Esther Lawandra Barros Torres, do 9º ano do ensino fundamental, ressaltou a importância do momento e se mostrou valorizada pela ação da escola. “Este é um dia que podemos nos alegrar por termos a oportunidade de estudar, de termos uma boa educação, para que possamos crescer cada dia mais, com a ajuda de nossos professores e de toda a escola”, celebrou.

Dia do Estudante

A comemoração do Dia do Estudante acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS