Facebook
24/06/2019 - 17h01m

RECEBIMENTO ITINERANTE

Agricultores devolvem cerca de 4 mil embalagens vazias de agrotóxicos durante RI nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Buriti e Dianópolis

Redação

Agricultores devolvem cerca de 4 mil embalagens vazias de agrotóxicos durante recebimento itinerante nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Buriti  e Dianópolis

 

O Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de defensivos agrícolas, entre os dias 17 e 19 de junho, recebeu cerca de 4 mil unidades desses materiais por parte de 120 produtores rurais dos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, no Bico do Papagaio e Dianópolis, na região sudeste do Estado. O Projeto, que é promovido pelas Centrais de recebimento em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está agendando para ocorrer em mais 10 cidades.

O gerente da empresa Agro Pillat, Erik Braga, localizada no Distrito de Irrigação Manuel Alves, em Dianópolis, foi um dos que aproveitou a oportunidade para fazer a devolução. “Temos 280 hectares de bananas e mais 90 hectares de mangas, com isso, geramos um volume muito alto de embalagens vazias, o recebimento vindo até nós ajuda demais, pois ficamos distantes das centrais”, ressaltou.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem, disse que a iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias-inpEV com o conceito de responsabilidades compartilhadas do setor público e privado tem gerado excelentes resultados. “O RI amplia a cobertura de recebimento e é um diferencial para pequenos e médios produtores rurais, que têm mais uma opção acessível para devolver o material de forma correta colaborando com a preservação do meio ambiente, a saúde dos animais e humana”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes, os números refletem o comprometimento de todos os servidores que têm atuado no interior do Estado para engajar os produtores rurais nessa ação. “É um trabalho que começa bem antes com palestras, distribuição de folders, visando promover conscientização e orientação quanto as responsabilidades dos agricultores na devolução das embalagens vazias”, afirmou.  

Cronograma de atividades dos próximos RIs

Axixá do Tocantins: 24 de junho

Ananás: 25 de junho

Riachinho: 25 de junho

Sítio Novo: 26 de junho

São Miguel: 26 de junho

Aguiarnópolis: 28 de junho

Itacajá : 22 de agosto

Araguaçu: 24 de agosto

Paraíso: 12 de setembro

Divinópolis: 13 de setembro

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS