Facebook
14/05/2022 - 10h29m

CURSO

Agente de Prevenção aos Afogamentos vai contribuir com ações do Corpo de Bombeiros na temporada de praias no Tocantins

Redação

Servidores contratados pelas prefeituras vão identificar riscos que podem comprometer a segurança.

Major Soares detalha ações do CBMTO com o curso para servidores das Prefeituras do Tocantins (Foto: Luiz Henrique Machado)

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins está reforçando o trabalho de divulgação com as 137 prefeituras, para mais uma etapa do Curso de Formação de Agente Municipal de Prevenção aos Afogamentos. O trabalho começou em 2021 e conta com 32 pessoas formadas. A medida é a forma encontrada pela corporação para descentralizar as ações que, na maioria das vezes, ficam por conta dos guarda-vidas militares.

As inscrições para o curso estão abertas e prosseguem até a próxima quarta-feira, 18. A aula inaugural será dia 23 de maio, às 9 horas, e será transmitida via Google Meet.

O curso é destinado aos servidores ligados às defesas civis municipais e secretarias ou agências municipais de turismo, que serão capacitados para identificar e localizar as áreas balneares (praias, clubes aquáticos, balneários e assemelhados) em seus municípios, tendo como foco principal as praias oficiais do período de férias, pois são as que recebem o maior número de público.

O comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar e tutor do curso, major Antônio Luiz Soares da Silva, explica que a capacitação a ser ofertada pelo Corpo de Bombeiros Militar vai permitir que os agentes identifiquem e interpretem os riscos de afogamento na localidade. “Uma ficha de avaliação de risco será preenchida e o servidor ainda vai fazer um croqui [mapa], indicando quais itens do sistema de prevenção aos afogamentos devem ser adotados, bem como orientar o gestor da área balneária sobre a melhor forma de fazer as implementações que visam à segurança dos turistas”, complementa.

O curso de formação e a implementação do sistema de sinalização dos pontos de riscos, nas áreas balneares, ganharam reforço com a publicação da Norma Técnica n° 34, no início deste mês, cobrando a existência de medida de segurança específica, como as placas que indicam as áreas de banho, áreas de risco, de movimentação de embarcações, adoção de guarda-vidas civis, entre outros.

O Perfil do Afogamento Fatal no Tocantins aponta no sentido de que a implementação proposta pela NT 34 tem boas possibilidades de conferir uma redução considerável no número de mortes nesta natureza de ocorrência”, enfatizou o major.

Segundo o major Antônio Luiz Soares da Silva, o agente não se portará como um fiscalizador, mas como um agente de informação que prestará consultoria gratuita aos gestores das áreas balneares. O trabalho de fiscalização compete ao Comando de Atividades Técnicas (CAT), ligado ao Corpo de Bombeiros Militar.

O Curso de Formação de Agente de Prevenção aos Afogamentos é uma ideia do CBMTO, tendo em vista a impossibilidade de designar guarda-vidas para todas as localidades durante as temporadas de férias, quando milhares de turistas se deslocam para as mais de 80 praias oficiais e cerca de 500 áreas balneares em todas as regiões do Tocantins. 

Em 2021, o CBMTO registrou 77 vítimas por afogamento no Estado. Este ano, entre janeiro e abril, já são 23 óbitos.

Acesso ao curso

O curso também será proporcionado por meio de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) Camilo.

Para ter acesso aos conteúdos, os alunos deverão estar de posse de login e senha, após a confirmação da matrícula feita pela prefeitura da cidade, que enviará ofício, via e-mail, para o comando do 1° Batalhão de Bombeiros ([email protected]). No documento, deverão constar nome do aluno, RG, CPF, e-mail e contato telefônico (WhatsApp).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS