Facebook
02/03/2019 - 21h20m

FOLIA 2019

Adetuc marca presença no Carnaval do Bico do Papagaio

Redação

Começou nesta sexta, 1º de março, a maratona da maior festa popular brasileira. A cidades tocantinenses também abriu alas para o Carnaval, cada uma com sua tradição e particularidades. Com o objetivo de conhecer e prestigiar o Carnaval da região do Bico do Papagaio, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, esteve na abertura da programação de Araguatins, nesta sexta, 1º de março, passando por Itaguatins neste sábado e Xambioá, domingo e segunda.

Nossa missão é buscar aproximação com estas e outras comunidades da região, para que elas possam perceber a presença do Estado, que vê o Carnaval do Bico como uma das grandes festas populares, recebendo turistas do sul do Maranhão e do Pará. Temos a intenção de inserir as festas destes e outros municípios no calendário cultural do Tocantins, o que irá fortalecer nossa economia, gerar emprego, sendo esta uma das preocupações do governo Mauro Carlesse”, resume o presidente.

Em Araguatins, a festa está sendo promovida pela iniciativa privada, com programação até terca, 5, com 12 atrações musicais, entre bandas, duplas, cantores solo e DJs. O público poderá se divertir na “pipoca” ou em camarotes. Para assegurar a comodidade e a segurança dos foliões, moradores e empresários, a Prefeitura Municipal delimitou para a festa o trecho da Avenida Beira Rio Pedro Ludovico entre o cruzamento com as Ruas Floriano Peixoto e Bartolomeu Bueno.

Distante 210 km de Araguantins, Xambioá possui longa tradição no carnaval de rua, com a participação popular em vários blocos, alguns somando décadas de existência, como o bloco dos Sujos e das Piranhas. A abertura oficial será no sábado, 2, com  o último bloco, da “Quarta-feira Ingrata”, encerrando a festa no dia 6. A programação contará ainda com shows musicais todas as noites.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS