Facebook
19/11/2018 - 13h25m

ENERGISA

Ação de Segurança com a comunidade leva informação para crianças e adolescentes

Comunicação Energisa - ETO

Mais de 2 mil estudantes já assistiram ao espetáculo com palhaços que fala sobre o uso seguro e eficiente de energia

Falar de segurança com a rede elétrica e economia de energia é uma rotina para a equipe da Energisa e agora esse trabalho ganha um reforço com o projeto Segurança na Comunidade. A ação, que aposta nas crianças e adolescentes como multiplicadores de informações, promove um espetáculo com palhaços para alunos das redes públicas de ensino estadual e municipal, com conteúdo voltado para o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

O projeto já visitou 14 municípios tocantinenses, com público de mais de dois mil estudantes, professores e visitantes. Os palhaços Cocada e Batatinha Frita são os responsáveis por levar informação e diversão para a criançada.

Delmindo Antônio, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho, reforça que a abordagem lúdica do tema facilita o entendimento das crianças e adolescentes, que em casa irão compartilhar essas informações com a família.

“Acreditamos nas crianças, pois elas são os adultos de amanhã. Elas são multiplicadoras de informação, o que aprende, principalmente na escola, leva para o pai, mãe, amigo. É importante levar esse conhecimento para elas.”

Whander Sousa Martins, estudante do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, em Palmas, aprendeu direitinho a lição. “Aprendi que não devemos soltar pipa próximos aos fios elétricos e também alguns cuidados dentro de casa para evitar choque.”

Além da ação educativa, que busca disseminar a importância dos cuidados com a rede elétrica, a Energisa também tem realizado campanhas institucionais sobre o tema, bem como, facilitado o acesso à informação para que o assunto esteja cada vez mais presente nas casas tocantinenses. "Queremos que a segurança com a rede elétrica seja um tema de rotina nas famílias tocantinenses, para que assim, quando for preciso realizar uma poda, mexer em uma antena, ou ver um fio caído, todos saibam o que precisa ser feito. A segurança depende das nossas atitudes, de um comportamento pessoal em se manter longe do perigo", comentou Delmindo Antônio.

Confira algumas das dicas que são abordadas durante a ação:

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS