Facebook
25/10/2018 - 16h09m

IFPA CAMPUS DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA

Acadêmicos do Pará visitam Naturatins para intercâmbio de gestão de recursos hídricos

Redação

Na manhã de terça-feira, 23, alunos do curso de Tecnologia e Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus de Conceição do Araguaia-PA, acompanhados pela professora da disciplina de Gestão e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Simone Oliveira, visitaram a sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas. A turma foi a capital do Tocantins para conhecer a estrutura do órgão ambiental, especialmente a área relacionada a gestão dos recursos hídricos. Os estudantes foram recebidos pelo presidente do Naturatins, Marcelo Falcão e acompanhados pelo gerente de Controle de Uso dos Recursos Hídricos da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto, Luan de Sousa Ribeiro, que em seguida ministrou uma palestra para os visitantes.

O presidente Marcelo Falcão recebeu pessoalmente os alunos em seu gabinete para desejar boas-vindas a turma e o bom desempenho dos estudantes na busca de conhecimento sobre os procedimentos técnicos operacionais do Instituto. "Entre outros aspectos, o Naturatins tem a missão de viabilizar o  desenvolvimento sustentável do Estado através da gestão e cumprimento da legislação com vistas ao atendimento dos critérios ambiental, social e econômico", destacou o presidente estendendo o convite.

"Além da Agenda Azul e toda a parte de licenciamento, disponibilizamos a Agenda Verde, a Agenda Marrom, somos responsáveis por alguns Parques Estaduais, como o Cantão, o Jalapão, o Monumento das Árvores Fossilizadas; também contamos com os setores que cuidam da fiscalização, do monitoramento e nos colocamos à disposição no apoio de acompanhamento de visitas às nossas unidades conservação", complementou Marcelo Falcão.

A professora e engenheira Ambiental, Simone Oliveira, sintetizou o objetivo do intercâmbio com os alunos. "Esses alunos são formandos e com essa visita estamos oferecendo uma oportunidade para que eles possam ver como são os procedimentos de gestão dos recursos hídricos, quais as dificuldades e o que se torna necessário na busca de soluções, pois essa será uma das áreas de atuação desses estudantes", resumiu.

Um dos formandos da turma do IFPA, Bruno Wesley de Aguiar Rosa, comentou a visita. "Nós consideramos importante e muito rico os recursos naturais do Tocantins. Anteriormente eu estive em uma visita semelhante no Parque Estadual do Cantão com a turma. Nós buscamos aprimorar mais os nossos conhecimentos recebidos em sala de aula. O ensino técnico federal nos proporciona ver na prática e absorver um pouco mais o que vemos  na teoria", relatou.

Os estudantes acompanharam, atentos, a palestra do gerente Luan Ribeiro, que fez uma abordagem sobre o dominalidade, a legislação, a competência do monitoramento, do licenciamento e da fiscalização de cursos d'água de rios estaduais e federais. Na oportunidade também foi mostrado como funciona a análise processual a emissão dos atos de outorga e a interação com órgãos, como a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Comitês de Bacias Hidrográficas, comunidades acadêmicas, além de órgãos ambientais estaduais e municipais.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS