Facebook
07/10/2021 - 19h28m

UNITINS

Acadêmicos de Medicina têm aula prática de Saúde Coletiva em UBS na zona rural de Augustinópolis

Visita à UBS despertou os estudantes para a demanda de atendimentos em Augustinópolis. Eles observaram consultas e acompanharam visitas domiciliares no Povoado Vila 16.

Alunos da Unitins acompanharam consultas e atendimentos na unidade (Fotos: Ananda Portilho)

Os acadêmicos de Medicina/Câmpus de Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) já iniciaram suas aulas práticas com visitação às Unidades Básicas de Saúde da cidade. Nesta quarta-feira, 06, um grupo de dez alunos se dividiu entre o acompanhamento do atendimento na Unidade de Saúde da Família V, no povoado Vila 16, e a visita domiciliar às famílias daquela comunidade. A atividade foi supervisionada pelo coordenador do curso, Victor Giovannino.

Natural de Belém/PA, a acadêmica Helen Santos acompanhou parte das consultas na unidade e destacou que o contato com a comunidade reforça a educação voltada para a saúde pública. “É uma experiência muito válida porque, além da formação com enfoque na saúde pública, a criação do vínculo com as pessoas é fundamental para mudar nossa visão como profissionais”, destacou.

É importante ter essa visão mais humanista para mostrar que você realmente se importa com a pessoa, que você está ali porque realmente quer ouvir o que ela tem a dizer, ajudá-la de verdade. Essa experiência de aproximação com o teu paciente, muitas vezes, é o mais importante”, complementa Helen.

A experiência também foi compartilhada pela discente Isabela Beatriz Paz. A piauiense também destaca que as aulas práticas na UBS colaboram para compreender o funcionamento da Atenção Básica. “Acredito que perceber o funcionamento da UBS e como cada peça é fundamental para o cuidado da população é uma das coisas mais importantes. Saber como o agente comunitário, a enfermeira, a técnica e todos [os outros] são imprescindíveis no acompanhamento dos pacientes, também serve como motivação para que a gente se esforce ainda mais e sejamos bons profissionais”, destaca a aluna.

A Unidade de Saúde da Família V fica localizada no povoado Vila 16, em Augustinópolis. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a UBS cobre uma população de mais de 1.700 pessoas, com um quantitativo mensal de 365 atendimentos em média, entre consultas clínicas e odontológicas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS