Facebook
27/03/2019 - 17h00m

AUGUSTINÓPOLIS E ARAGUATINS

Acadêmicos da Unitins do Bico do Papagaio organizam atléticas para incentivar o esporte

Associações têm função de organizar torneios esportivos, festa e recepção de calouros

Além das entidades universitárias que representam o lado político dos estudantes, como os diretórios acadêmicos, dentro das universidades há também as atléticas. Essas são responsáveis pela parte esportiva, cultural e de integração entre os universitários. Funcionam como uma associação e também são delegadas a elas a função de organizar festas e recepção de calouros.

Nos câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) do Bico do Papagaio – Araguatins e Augustinópolis – os estudantes estão mobilizados e quatro já nasceram. Três delas no Câmpus Augustinópolis.

A Perversa, do curso de Enfermagem, surgiu no mês de maio de 2018. Segundo a presidente Wiliane Freire Pinheiro, 3º período, o seu intuito é unir os acadêmicos da graduação através de ações, jogos e interação cultural. “Temos em torno de 30 associados, e para se associar é necessário que procure a diretoria de associação com o número do CPF, RG, nome completo, número de matrícula e uma foto 3×4”, orienta, acrescentando que este ano realizaram o trote  aos calouros, no dia 26 de fevereiro, e preparam outras ações para o decorrer do ano.

A Atlética Detentora, do curso de Direito, nasceu no segundo semestre do ano passado e conta com quase 50 associados. A presidente Ellen Sabrina Paula, do 9º período, conta que realizaram o trote neste ano e uma festa para angariar fundos, pois em maio irão participar de um congresso.  A posse da diretoria deverá ocorrer até o fim do mês que vem.

Já a Atlética Hegemônica, do curso de Ciências Contábeis, está iniciando seus trabalhos e, após período de inscrições, recebeu os primeiros associados.  A presidente, Carolina Andrade Amorim, 5ª período, diz que a ideia de criar a atlética surgiu em janeiro passado e houve o convite a alguns acadêmicos que nutriam o mesmo interesse. “Ainda estamos redigindo nosso estatuto e organizando a parte burocrática da atlética e ainda não fizemos a assembleia, mas pretendemos fazer em breve e com o aval da coordenação do curso”, contou Carolina.

 A presidente destacou que o objetivo da atlética é promover o esporte na região do Bico do Papagaio. “Queremos mais integração entre os acadêmicos do nosso curso que é bem menor comparado ao de Direito, por exemplo. Vamos incentivar relações amistosas entre nossos associados. Nós começamos bem em relação a isso. Todos do Câmpus de Augustinópolis estão abraçando a ideia da nossa atlética, e já começamos a sentir mudanças quanto a isso. Também queremos em parceria com o C.A de Ciências Contábeis promover eventos de cunho sociocultural que favoreçam os nossos acadêmicos e toda a população do nosso município e da região”, destacou.

Araguatins

No Câmpus Araguatins, a Atlética Soberana, que está em processo de regularização, abrange os dois cursos locais – Letras e Pedagogia. Criada em novembro de 2018, a primeira ação oficial deverá ser a calourada, prevista para ocorrer no final deste mês de março, anuncia a presidente Luana Macedo Bispo, 5º período de Letras.

Uma assembleia geral da atlética está sendo aguardada para definir estatuto e outros trâmites burocráticos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS