Facebook
23/11/2021 - 11h05m

LETRAS E PEDAGOGIA

Acadêmicos da Unitins de Araguatins são estimulados ao Empreendedorismo através de oficina do NIT

Acadêmicos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins participam de Oficina de Empreendedorismo (Foto: Ananda Portilho)

Em Araguatins, a Oficina de Empreendedorismo desenvolvida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) reuniu acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia, que participaram da atividade desenvolvida em parceria com o Sebrae Tocantins com o objetivo de fomentar o assunto entre a comunidade acadêmica. A ação ocorreu na noite da quinta-feira, 18, de forma presencial.

A primeira pergunta feita pela consultora de negócios, Djeisy Helena, para os participantes foi: “O que é o empreendedorismo?”. A partir daí, os acadêmicos puderam refletir sobre quais são os primeiros passos para empreender e de que forma devem organizar e planejar suas ideias. A ministrante da oficina também trouxe exemplos reais de pessoas que empreenderam e obtiveram sucesso em suas áreas, como o empresário Rick Chesther, que começou o próprio negócio com venda de água, e o empresário Valdir Novaki, de Curitiba, conhecido como Valdir Pipoqueiro.

Nos dois casos utilizados como exemplos, os empresários partiram de produtos que já eram muito populares na sociedade e mesmo assim conseguiram oferecer além daquilo que já era oferecido até então. “Eles pegaram algo que já existia e que todo mundo gostava e fizeram diferente, inovaram. Isso ganha o cliente. É a partir daí que você começa a utilizar o poder de persuasão para mostrar para o seu cliente que o seu produto é bom, que ele vale à pena”, destacou a consultora de negócios do Sebrae/TO, Djeisy Helena.

Consultora do Sebrae/TO, Djeisy Helena, apresentando modelos reais de empreendedorismo (Foto: Ananda Portilho)

Os acadêmicos foram convidados a refletir sobre temáticas como o perfil do empreendedor, motivações para empreender e características do empreendedor, que foram destacadas pela ministrante. Entre as particularidades pontuadas, destacou-se a busca pela oportunidade e iniciativa, a disposição para correr riscos calculados, a exigência de qualidade e eficiência, a busca por informações, o comprometimento e a independência e autoconfiança.

A oficina foi muito interessante porque apontou os diversos tópicos de como iniciar, de como o empreendedor deve agir diante de cada situação, de que deve aprender a lidar com as dificuldades e, principalmente, persistir. Mostrou que empreender é isso: começar, planejar, correr riscos e saber lidar com tudo isso”, destacou a acadêmica do 4º período de Letras do Câmpus Araguatins, Mikaely Brandão.

O professor Marco Aurélio Cavalcante Ayres, que compõe o NIT, ressalta que o objetivo das oficinas é realmente fomentar o empreendedorismo entre a comunidade acadêmica. “Uma das características do NIT é fomentar o empreendedorismo nos câmpus, então resolvemos desenvolver essas oficinas para incentivar os acadêmicos por meio de teorias e práticas. Nós compreendemos que, além de trazer desenvolvimento econômico, essas ações também trazem o desenvolvimento social. Dessa forma, nós mostramos para os nossos alunos que eles podem sair da universidade como bacharéis ou licenciados, mas que eles também levam todo esse conhecimento sobre empreendedorismo”, destacou.

Para quem lida diretamente com a realidade desses acadêmicos, como a assessora pedagógica e pedagoga do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) do Câmpus Araguatins, Ana Irene Carneiro Borges dos Santos, a realização desse tipo de atividade impacta diretamente no cenário econômico local. “Essa é uma oportunidade que eles estão tendo de refletirem sobre a importância do empreendedorismo, a importância da própria disciplina que eles já têm em seus currículos para que no futuro eles possam ser verdadeiros empreendedores. Nosso cenário local precisa de pessoas que sejam sonhadoras e que busquem meios de realizar seus sonhos, nós realmente queremos entregar esse tipo de profissional para o mercado”, ressaltou a professora.

Oficina de Empreendedorismo do NIT realizada no Câmpus Araguatins (Foto: Ananda Portilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS