Facebook
05/11/2021 - 15h35m

LAESM

Acadêmicas e servidoras da Unitins de Augustinópolis participam de oficinas de massagens, terapias, cabelo e maquiagem

A Laesm promoveu a ação com o objetivo de recuperar a “deusa” dentro de cada uma das mulheres que participaram da programação.

Acadêmicos durante oficina de massoterapia (Foto: Ananda Portilho)

Cinco salas de aula do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) viraram espaços de acolhimento e cuidados para acadêmicas, professoras e técnicas administrativas da unidade nesta quinta-feira, 4. A Liga de Saúde da Mulher (Laesm), vinculada ao curso de Enfermagem, promoveu uma tarde de ações com o objetivo de recuperar a “deusa” dentro de cada uma das mulheres que participaram da programação. O evento ainda é em alusão à Campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Com a temática “Desvendando minha deusa”, a programação se dividiu nas salas Afrodite, de cuidados faciais; Ártemis, de ventosaterapia; Hera, de massoterapia; Medusa, de cabelo e maquiagem; e Atena de auricoloterapia. Todos os serviços foram ofertados gratuitamente com a colaboração de acadêmicos e professores do curso de Enfermagem e profissionais convidados.

A auxiliar de serviços gerais Jô Amorim participou da ventosaterapia e ficou satisfeita com o resultado. “Eu gostei. Estava sentindo muita dor nas costas e no pescoço, mas depois que a moça massageou e colocou as ventosas, melhorou”. 

Além de proporcionar o bem estar físico, a ação da Laesm também buscou estimular o autocuidado. “Esse é um momento importante porque estamos trabalhando no resgate da autoestima dessas mulheres e esse cuidado com a pele é fundamental, já que é o maior órgão que a gente tem. É uma satisfação muito grande poder atender esse público maravilhoso que também é digno desse momento. E a gente quer, de fato, mostrar que esses cuidados podem ser resgatados por meio dessas ações da Liga, que são incentivadas pela Unitins”, destacou a professora Sônia Nery, que ministrou a oficina de cuidados faciais.

Para quem recebeu os cuidados estéticos, como a professora Lilian Nathália Ferreira de Lima, a ação foi aprovada. “Estou muito feliz de ter a oportunidade de participar desse evento maravilhoso e de estar resgatando minha autoestima através de cuidados faciais, cabelo, maquiagem. Estou realmente desvendando essa deusa que estava meio apagada dentro de mim e eu sei que vou sair daqui hoje uma mulher ainda mais bonita e iluminada, além de muito motivada para encarar o final do semestre”, brinca Lilian.

Professora Lilian Nathália recebe cuidados durante oficina de cabelo e maquiagem (Foto: Ananda Portilho)

"Esse tema foi escolhido porque ele representa justamente a força da mulher. As deusas da mitologia grega tinham força, beleza, sabedoria e é isso que a gente precisa realçar, porque toda mulher tem isso e elas precisavam se redescobrir enquanto mulher, então esse autocuidado para tirar um tempo, para se cuidar é muito necessário. A gente costuma estar muito voltadas para as atividades diárias dentro da academia, as responsabilidades, nós temos mulheres que são mães, que são donas de casa, que são esposas, que trabalham fora e que precisavam desse tempo para se reconectarem com seu interior e descobrirem  realmente que eles são amadas, são valorizadas, que elas são lindas”, destaca a coordenadora da Laesm, professora Catilena Pereira.

Colocando em prática o aprendizado

Apesar de ser uma ação pensada para a valorização da comunidade acadêmica, as oficinas promovidas pela Liga de Saúde da Mulher também foram uma oportunidade dos acadêmicos da disciplina “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, do 8º período, colocarem em prática o que têm aprendido em sala de aula.

Essa disciplina tem como objetivo atender a comunidade, seja ela interna ou externa, com o objetivo de levar para fora da universidade os saberes que esses alunos estão adquirindo aqui. Neste semestre eles estão aprendendo ventosaterapia, meditação e massoterapia, que são três práticas integrativas e complementares de saúde constituídas pelo SUS dentro da Atenção Básica Primária visando promoção de saúde e qualidade de vida”, destaca o professor Francisco Dimitri, que ministra a disciplina.

Acadêmicos durante oficina de ventosaterapia (Foto: Ananda Portilho)

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Hanari Santos, a ação promovida na tarde desta quinta-feira, 4, traz benefícios de diversas formas e reforça o compromisso da universidade com a comunidade interna e local. “Procuramos sempre promover ações de valorização da mulher. Nosso curso desenvolve programações onde buscamos sempre levar essas reflexões do papel e importância das mulheres dentro de seus ambientes de trabalho, na sociedade, nos seus lares. E também esse incentivo para que ela esteja bem tanto física, quanto mentalmente”, enfatizou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS