Facebook
17/03/2015 - 12h52m

Acadêmicos da Unitins de Araguatins e Augustinópolis participa de aula inaugural com o tema Direitos Humanos

Redação

A primeira aula do semestre nos campi de Augustinópolis e Araguatins da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) aconteceu na noite desta segunda-feira, 16, com o tema Direitos Humanos. A escolha se deu em decorrência da transversalidade e da sua aplicabilidade na prática profissional. A aula magna nos três campi contou com a presença de integrantes da gestão, a reitora, Elizângela Glória Cardoso, esteve em Augustinópolis; e o pró-reitor de Pesquisa, Eduardo Ribeiro, em Araguatins.
Os acadêmicos lotaram os auditórios e espaços de convivência nas escolas. Em Augustinópolis, campi com maior número de acadêmicos (777), a reitora, que presidiu a aula inaugural, afirmou que a continuidade desses campi somente foi possível  em virtude do empenho pessoal do governador Marcelo Miranda que aportou recursos para atender as necessidades emergenciais da universidade.
“Foi a partir desse aporte que se iniciou uma caminhada coletiva. A celebração dessa conquista é de todos, sobretudo da sociedade tocantinense. Agradeço em nome da Unitins e da sociedade tocantinense ao governador Marcelo Miranda, ao Poder Legislativo, a sensibilidade da Justiça, a comunidade acadêmica e em especial aos acadêmicos que lutaram e nos apoiaram enviando cartas e participando diretamente de todo o processo”, pontuou a reitora.
Na oportunidade, a reitora lembrou ainda da necessidade da estruturação dos campi e reiterou que a luta para transformar a Unitins em uma universidade de referência, continua. “Um passo importante já foi dado que é a garantia de contratação de professores de modo que eles venham a ter seus direitos assegurados”, anunciou a reitora, em meio a aplausos e comemoração dos professores e alunos.
Feliz com a conquista, o acadêmico do 3º período do curso de Direito em Augustinópolis, Kleiton Alves, afirmou que a satisfação em ver o início das aulas é grande e que a sensação é de dever cumprido. “A gente não pode esquecer os problemas que a Unitins tem, mas temos que contribuir para que esse tipo de coisa não venha mais a acontecer. Ver esse auditório lotado como nunca vimos nessa cidade é o resultado de um bom trabalho. Agradeço a nossa reitora que não mediu esforços para que esse evento hoje se realizasse. Foi difícil, foi árduo, mas o melhor da luta é a vitória”, disse.
Também acadêmico do curso de Direito, Elton Sanches, do 6º período,  disse que “hoje é um dia singular referente a toda luta que tivemos ao longo desses mais de um mês. Graças ao empenho da nossa reitora, do governador Marcelo Miranda, dos parlamentares e a força estudantil hoje nós conseguimos essa vitória para uma Unitins melhor. Quando cheguei e encontrei esse auditório lotado eu fiquei emocionado,” contou o acadêmico.
Após participar de todo o processo para o retorno das aulas, o promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida lembrou que acompanhou toda a luta da comunidade acadêmica na missão de retomar as aulas e que com a conquista, sente que não fez mais que sua obrigação de colaborar para que os estudantes tenham a oportunidade de estudar numa universidade pública. “O investimento que está sendo colocado nessa instituição terá retorno para a sociedade”, ponderou. Os deputados estaduais da região do Bico do Papagaio, Rocha Miranda e Amélio Cayres, estiveram presentes em Augustinópolis e afirmaram que estão destinando emendas parlamentares para a Unitins.
Em Augustinópolis, a palestra foi conferida pelo especialista e ativista em direitos humanos, Luzia de Kassia Castro. Em Araguatins, a pró-reitora de Extensão da Unitins e militante na área dos Direitos Humanos, professora especialista Simone Brito debateu sobre os desafios da defesa dos direitos humanos no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS